Superintendência de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador

A Superintendência de Vigilância Sanitária, Ambiental e de Saúde do Trabalhador é responsável por gerir as ações de vigilância sanitária, saúde ambiental e saúde do trabalhador, com a implantação de estratégias, programas, projetos e ações de gestão da vigilância sanitária, saúde ambiental e saúde do trabalhador, além de propor, planejar e coordenar a formulação e implementação das diretrizes, programas, regulamentos, normas técnicas e operacionais, no âmbito da Superintendência, cumprindo e fazendo cumprir as normas pertinentes.

A superintendência também tem a função de coordenar a revisão e harmonização dos códigos de saúde, com inserção de disposições sobre a atribuição da competência da autoridade sanitária e colaborar com a União na execução das ações sob vigilância sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras, conforme pactuação tripartite.

Compete à superintendência monitorar e avaliar as ações de vigilância sanitária, ambiental e saúde do trabalhador, bem como regular e auditar as ações e a prestação de serviços de vigilância em saúde, no âmbito de sua competência, além da implementação e monitoramento das estratégias de fiscalização, inspeção e monitoramento, sob critérios de gerenciamento de risco, com o objetivo de atuar na mitigação ou controle do risco sanitário e instaurar, instruir e analisar processo administrativo sanitário, bem como adotar medidas administrativas para apuração de infrações à legislação sanitária.

Gerências

Gerência de Vigilância Sanitária
Gerência de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo