Sistema premiado nacionalmente é apresentado em reunião colegiada


O Sistema Integrado de Monitoramento Aedes Zero (Simaz), premiado na sexta-feira, 18, no HDI Expogov Brasília 2018, foi apresentado (e comemorado), na manhã desta segunda-feira, 22, na reunião colegiada da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Presidida pelo secretário Leonardo Vilela e com a participação de todos os superintendentes da pasta, a reunião também teve a apresentação – pela superintendente da Escola de Saúde e Trabalho (SEST), Rafaela Veronezi – de estudo sobre os programas de residência médica da SES-GO.

O prêmio HDI Iniciativa de TI ao Cidadão é o reconhecimento às instituições públicas que mais geraram valor à sociedade por meio da tecnologia. Desenvolvido pela SES-GO, o Simaz tem como objetivo subsidiar e monitorar os focos do Aedes aegypti e as ações de combate ao mosquito em Goiás. É baseado no combate à dengue por georreferenciamento, e permite o monitoramento do número de imóveis visitados, trabalhados, fechados, com foco do mosquito, visitas recusadas e recuperadas. Faz também o acompanhamento das notificações georreferenciadas e da realização de bloqueios de transmissão.

Na reunião desta segunda-feira, o prêmio foi simbolicamente entregue ao secretário Leonardo Vilela pela gerente de Tecnologia da Informação da SES-GO, Luiselena Luna Esmeraldo e pelo coordenador-geral de Vigilância e Controle Ambiental, Marcello Rosa, que também fez rápida explicação sobre o Simaz.

Qualidades tecnológicas

Ao entregar o prêmio ao secretário, Luiselena destacou que, além das qualidades tecnológicas demonstradas durante a apresentação do Simaz em Brasília, foi decisivo também para a conquista do prêmio o detalhamento dos resultados positivos para a população, como a redução da infestação predial, a incidência de arboviroses, a melhoria das coberturas de visitas domiciliares e  a integração entre as áreas da saúde e defesa civil, agentes comunitários de saúde e de endemias, gestores estaduais e municipais.

Leonardo Vilela parabenizou a equipe pela conquista e ressaltou a importância de mais essa sofisticada ferramenta para o combate a uma doença que merece toda atenção das autoridades de saúde e também da sociedade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo