Sistema da SES-GO é apresentado em conferência internacional

O Simaz, que utiliza o georreferenciamento para monitorar focos do mosquito Aedes aegypti em Goiás, também já foi premiado nacionalmente

O Sistema Integrado de Monitoramento Aedes Zero (Simaz), que monitora os focos do mosquito Aedes aegypti e subsidia ações de combate ao mosquito em Goiás, foi apresentado na Conferência & Expo Internacional HDI 2019, na última sexta-feira, 10, em São Paulo. O evento foi voltado para serviços de Tecnologia da Informação. A demonstração foi feita pela gerente do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Luiselena Luna.

Exemplo de transformação digital por meio de casos práticos do dia a dia, o Simaz foi desenvolvido em 2017 pela Gerência de Tecnologia da Informação – comandada, à época, por Luiselena – em conjunto com a Coordenação de Tecnologia da Informação do Conecta SUS Zilda Arns Neumann. O trabalho contou ainda com a orientação técnica do Coordenador Geral de Combate ao Aedes da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Marcello Rosa, e apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás.

O sistema realiza georreferenciamento e possibilita o monitoramento do número de imóveis visitados, trabalhados, fechados, com foco do mosquito, visitas recusadas e recuperadas. Faz também o acompanhamento das notificações georreferenciadas e da realização de bloqueios de transmissão. Em 2018, o Simaz foi premiado no HDI Expogov Brasília, sendo descrito como sistema de Combate à Dengue por Georreferenciamento.

Luiselena afirma que o prêmio é um reconhecimento do trabalho da SES-GO no combate ao Aedes aegypti, já que o sistema permitiu que as visitas domiciliares voltadas para a identificação e eliminação de focos do mosquito fossem ampliadas de 9 milhões para 18 milhões. “Nosso projeto foi elogiado pela simplicidade e pelo comprometimento intersetorial, entre bombeiros, Vigilância, Conecta SUS e tecnologia da informação”, lembrou a gerente.

O HDI é um instituto encarregado de disseminar no mercado as melhores práticas de gestão de tecnologia de informação e suporte a cliente, produzidas por gestores das principais empresas globais.

Felipe Cordeiro, da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo