SEST-SUS comemora semana de enfermagem e dos assistentes sociais


A Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago promoveu hoje várias atividades em comemoração à semana de enfermagem e dos assistentes sociais, em alusão aos dias 12, 15 e 20 de maio, quando são celebrados os dias do enfermeiro, do assistente social e do técnico em enfermagem, respectivamente. A primeira atividade foi a apresentação do retrospecto histórico da Escola de Saúde Pública de Goiás pelo enfermeiro mestre João batista Moreira de Melo, cujo levantamento fez parte da dissertação do curso de mestrado realizado em 2014, pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Em seguida  aconteceu uma roda de conversa com a participação de convidados que fizeram parte da história da ESAP-SEST-SUS, criada em 1981. Entre os presentes estavam Maria Rita Antônia de Freitas, ex-diretora geral; Nadir de Almeira Manso, ex-diretora administrativa; Maria Soares, também ex-diretora geral; Carmelita Ribeiro Cunha, ex-professora da escola; Valdivina Mendes Pereira, ex-coordenadora; Rosemeire Simiema, ex-aluna; além de vários servidores atuais. Todos deram depoimentos interessantes sobre a vivência de cada um  e em  períodos diferentes. Em um clima descontraído teve sorteio de brindes enquanto foi servido um café da manhã e ao som de voz e violão do servidor Osvaldo Dias da Silva.

Histórico

A educação em saúde no estado de Goiás nasceu em 1980 com a criação da Escola de Auxiliar de Enfermagem para atender a demanda do Hospital Geral de Goiânia. Em seguida surgiu o Centro Formador de Pessoal de Nível Médio e Elementar para a Área de Saúde que, e em 1985, foi transformado em Escola de Auxiliar de Enfermagem no espaço físico do extinto Hospital JK, onde funciona até hoje. Em 1988, com a criação do SUS, a cobertura de atuação é ampliada e abrange todo o processo de capacitação, qualificação e habilitação profissional na área da saúde. Em seguida foi autorizada criação dos cursos de técnico em higiene dental, de visitador sanitário e outros que faziam parte da força de trabalho do SUS.
A Escola de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago (ESAP) foi criada em 2005 pela Lei 15.260, passando a ser incorporada pela Escola de Governo da Secretaria da Fazenda em 2008. Em 2011 foi criada a Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS da Secretaria de Estado da Saúde. Atualmente a ESAP-SEST/SUS é responsável pela promoção da educação profissional e da educação permanente de gestores, trabalhadores e usuários do SUS no estado de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo