SEST participa de discussão sobre regulação em Goiás

Marlene Arvelos

Responsável  por formular, coordenar, executar e avaliar a política estadual de educação em saúde, a Superintendência de Educação  em Saúde e Trabalho para o SUS participou nesta segunda-feira (14/03) da reunião sobre a regulação em Goiás, que aconteceu no Auditório do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER. O encontro teve como objetivo estabelecer parceria com o Ministério da Saúde, representado pelo Coordenador Nacional de Regulação João Marcelo Barreto Silva,  para qualificar as discussões sobre a regulação no estado.

Inicialmente a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia apresentou o cenário da regulação na capital, apontando os desafios e perspectivas, os fluxos assistenciais, protocolos, financiamento, acesso e recursos humanos. A Secretaria Estadual de Saúde apresentou o sistema de organização da regulação no estado, o cenário atual, o processo de regionalização e todos os aspectos que envolvem o sistema. Depois da apresentação do Ministério da Saúde sobre a o cenário da regulação nacional e análise da Regulação em Goiás aconteceu uma mesa redonda para debate entre a SES, COSEMS, MS, CES e MP.

 Em seguida aconteceram as discussões com os municípios presentes e encaminhamentos para a qualificação do processo de regulação no Estado e a construção de uma agenda bipartite composta por representantes das prefeituras e da esfera estadual. Por isso a presença da Escola Estadual de Saúde Pública é tão importante visto que é seu papel identificar as necessidades para promover a qualificação dos profissionais nos processos de gestão e atenção à saúde.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo