Sessões de cinema no hospital: projeto do Hecad diverte crianças em internação
Além de promover bem-estar e desviar o foco da doença, audiovisual é um recurso muito importante para o desenvolvimento cognitivo, compreensão e expressão das emoções
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou, nesta quinta-feira (05/09), mais uma edição do Projeto Cineminha, que exibe animações e filmes infantis para as crianças em internação na unidade de saúde. Com direito a pipoca, escurinho e muita diversão, a ação proporciona momentos de alegria e bem-estar aos pacientes e familiares, tornando mais positiva a experiência da hospitalização.
“A criança não deixa de ser criança por estar internada. A hospitalização é um processo difícil inclusive para nós, adultos, e por isso, buscamos trazer entretenimento, diversão e atividades lúdicas e pedagógicas para além da terapia, para que a jornada da criança na unidade seja agradável e encantadora para ela”, contou o diretor-geral do Hecad, Ronny Rezende.
Segundo a pediatra Mariana Boccanera, o projeto é importante para desviar o foco da doença e estimular o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. “Muitas vezes os pacientes não têm acesso ao cinema no dia a dia. O audiovisual, se utilizado da forma correta, é um recurso muito importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças, para a compreensão e expressão das emoções, para o estímulo à criatividade e à imaginação”, afirmou. “A cada história na tela, a criança é provocada com novas ideias, realidades diferentes e outras formas de pensar, o que é enriquecedor para ela”, completou a pediatra.
Para a mãe Fátima Vilela, que acompanha o filho internado no Hecad há 10 dias, o Cineminha transforma a rotina na enfermaria, trazendo mais alegria. “O Matheus ficou muito animado com a possibilidade de participar de uma sessão de cinema. Ele não poderia descer porque está fazendo uso de cateter de oxigênio e a equipe organizou todo o suporte para que ele pudesse deixar o quarto, inclusive com o acompanhamento de uma fisioterapeuta. É uma ação muito especial e eu só tenho a agradecer por tanto cuidado com o meu filho”, pontuou.
Já o pequeno Pedro Henrique Carrijo, de 9 anos, não tem dúvidas em eleger o projeto como sua iniciativa favorita no hospital. “O cineminha é a melhor coisa do Hecad. Todos os filmes que eles passam eu vou assistir, porque é muito legal”, ressaltou o pequeno.
Experiência
De acordo com a pediatra Mariana Boccanera, a experiência do cinema pode ainda incentivar o desenvolvimento de características positivas como coragem, bondade e perseverança. “O cinema apresenta histórias com dilemas morais e lições sobre o bem e o mal, certo e errado. Para as crianças, essas narrativas podem servir como ferramentas poderosas para a construção de um senso de moralidade”, disse a profissional.
Vitória Caetano (texto e foto) / Agir