SES recebe prêmio nacional do Ministério da Saúde

Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças – 16ª Expoepi foi realizada em Brasília

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) foi premiada na Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças – 16ª Expoepi, promovida de 4 a 6 de dezembro, em Brasília (DF), pelo Ministério da Saúde. O gerente de Inovação da SES-GO, Carlos Augusto Tibiriçá, conquistou o primeiro lugar na categoria especialização, na modalidade que premia os profissionais que desenvolveram trabalhos de pós-graduação em temas relacionados às ações em vigilância em saúde.

A especialização premiada tem o título “Ciência de dados aplicada à mortalidade infantil”, trabalho que foi o início do que é hoje a Caren. “A SES foi reconhecida e destacou-se nacionalmente como produtora de inovação no País”, comemora Tibiriçá.

A Gerência de Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da SES-GO também ficou entre os melhores, com o banner intitulado “Melhoria na capacidade de resposta frente às emergências em saúde pública em Goiás em 2017 a 1019: contribuições do EpiSUS-Fundamental”.

“Ficamos entre os seis melhores numa das categorias mais disputadas da Expoepi”, afirma a gerente de Vigilância Epidemiológica da SES-GO, Magna Maria de Carvalho.

Caren

Projeto inédito de Ciência de Dados e Inteligência Artificial para melhorar a assistência prestada pela enfermagem aos recém-nascidos no Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), a Caren foi desenvolvida pela equipe de Ciência de Dados da SES-GO.

A ferramenta é utilizada em apoio à decisão dos profissionais de saúde, para priorização do atendimento aos pacientes com estado de saúde mais grave. O objetivo é contribuir para a redução da taxa de mortalidade infantil em de Goiás.

Expoepi

A Expoepi foi criada em 2001 para divulgar e premiar os serviços de saúde do SUS em todo o País que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e outros agravos de importância para a saúde pública. O evento promove ainda a atualização técnica e capacitação dos profissionais que atuam nos diferentes cenários de práticas do SUS. São organizados painéis temáticos e mesas redondas com convidados nacionais e internacionais.

Patrícia Almeida (texto)/Comunicação Setorial, com informações do Ministério da Saúde

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo