SES participa do lançamento de premiação do Programa de Compliance

Em 2024, a pasta foi destaque na premiação, recebendo o Prêmio Diamante, nível maior no Compliance Estadual

Secretário Sérgio Vencio participa do lançamento da 7ª edição de prêmios do Programa Compliance Público

O secretário Adjunto da Saúde, Sérgio Vencio e o subsecretário de Controle Interno e Compliance da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), José Augusto Carneiro, participaram, nesta quarta-feira (30/04), da solenidade de lançamento da 7ª edição dos prêmios do Programa de Compliance Público do Poder Executivo Estadual (PCP) 2025. A iniciativa, da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), vai premiar os esforços e ações mais inovadoras dos órgãos, autarquias e entidades da gestão pública por meio de quatro prêmios: Goiás + Transparente, Ética e Responsabilidade, Ouvidoria Pública e Governança. O evento foi realizado no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

As premiações serão divididas nas categorias Diamante, Ouro e Prata, levando em consideração o nível de cumprimento dos critérios estabelecidos nos regulamentos dos prêmios de Compliance por parte de cada pasta participante. A definição das categorias será orientada pelas consultorias realizadas pela CGE e os órgãos e entidades do Poder Executivo serão incentivados a adotar um conjunto de procedimentos e estruturas que garantam a conformidade dos atos de gestão com padrões éticos, legais e administrativos. O objetivo é assegurar não apenas a integridade e a transparência das ações governamentais, mas também alcançar bons resultados nas políticas públicas e garantir a satisfação dos cidadãos.

Em 2024, a Controladoria-Geral do Estado de Goiás entregou prêmios do Programa de Compliance Público em quatro temáticas: Governança; Ética e Responsabilidade; Goiás+Transparente; e Ouvidoria. Na 1ª edição do Prêmio de Governança, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) foi destaque no evento, recebendo o Prêmio Diamante. A pasta também foi premiada com o nível ‘Ouro’, por ter alcançado a pontuação 89,4, numa classificação que abrange as categorias “Prata”, “Ouro” e “Diamante”. A premiação foi para os melhores os resultados do I Prêmio “Ética e Responsabilidade”, com base no Programa de Compliance Público. Na 6ª edição do Prêmio Goiás Mais Transparente do Programa de Compliance Público, a SES-GO também recebeu o selo diamante.

“É um programa forte, que existe há seis anos e foi instituído aqui pelo governador Ronaldo Caiado, com a intenção de trazer ética, transparência para todo trabalho que é feito na saúde pública e nas outras áreas. Obviamente a Secretaria de Saúde tem que estar presente. Na última edição a SES recebeu o prêmio Diamante, que é o nível maior no Compliance estadual. Então vamos continuar acompanhamento, seguindo todas as regras, pra que novamente possamos estar entre os primeiros colocados”, destacou Sérgio Vencio.

O subsecretário de Controle Interno e Compliance, José Augusto Carneiro, reforçou o bom resultado obtido em 2024, com a SES se destacando como a melhor secretaria na área de compliance dentro de todas as pastas de grande porte do Estado. “Esse ano nós queremos atingir 100% de todos os requisitos exigidos pelo governo de Goiás. Sendo a secretaria mais transparente, com melhor ouvidoria e contemple o programa de compliance em todos os seus eixos e com isso, melhore os serviços com os cidadãos”, ressaltou.

Ouvidoria
A SES conquistou, em 2024, o Selo Diamante em sistema púbico de Ouvidoria. A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde recebe 45% de todas as manifestações registradas pelo governo estadual. O prêmio recebido atesta as boas práticas de registro, tratamento e respostas emitidas pela Ouvidoria da Saúde. Mais de 37 mil registros de usuários foram recebidos ano passado pela Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde. Em segundo lugar dentre os órgãos do Governo de Goiás estão Detran e Secretaria da Educação, ambos com 7 mil registros anuais, em média. O Selo Diamante é uma promoção da Controladoria Geral do Estado (CGE), que visa estimular a transparência, o controle social, o direito e acesso à informação e o aprimoramento de canais do cidadão com o poder público estadual.

Fotos : Marco Monteiro
Texto: Yara Galvão e Patrícia Almeida / Comunicação SES-GO

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