SES participa de encontro científico sobre inteligência artificial e medicina
Assessor da SES representou Governo de Goiás em evento que abordou funcionalidades atuais e perspectivas futuras da inteligência artificial na medicina

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participou, com louvor, do evento APM Summit: IA e a Revolução da Medicina. O encontro, realizado no sábado (20/09), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, foi a primeira reunião científica regional focada em inteligência artificial e medicina. O assessor especial de Gestão Institucional da SES-GO, o médico cirurgião Alessandro Stival, representou o governador Ronaldo Caiado na solenidade da qual participaram gestores, pesquisadores e profissionais da área da saúde.
O APM Summit: IA e a Revolução da Medicina abordou temas inovadores como funcionalidades atuais e perspectivas futuras da Inteligência Artificial aplicada à medicina, destacando sua relevância para a prática médica moderna e ética. Ele foi organizado pela Faculdade APM, com apoio de diferentes instituições.
O médico Alessandro Stival considerou que o evento trouxe mais clareza sobre as possibilidades proporcionadas pelo uso da IA aos médicos e demais profissionais de saúde na atenção integral aos pacientes. “Goiás saiu na frente no País pelo fato de ter sido o primeiro Estado da Federação com legislação própria para a inteligência artificial”, enfatizou o assessor, referindo-se à Lei 205/2025, que institui a política estadual de fomento à inovação em Inteligência Artificial em Goiás
O assessor especial de Gestão Institucional também destacou que a SES-GO tem alcançado importantes avanços no uso de tecnologias, da digitalização, o que vai dar condições de o uso da inteligência artificial ser mais efetivo nos processos. “As equipes da SES-GO já digitalizaram mais de 58 milhões de páginas de prontuários médicos e a nossa meta é digitalizar todos os prontuários que eram de papel”, exemplificou. “Com o uso da inteligência artificial, colocaremos as informações à disposição da população”, completou.
O médico Alessandro Stival informou que a SES-GO também tem alcançado avanços com o desenvolvimento de programas e sistemas de inovação digital, muitos premiados em nível nacional. Entre esses produtos destacam-se o Meu Prontuário Eletrônico (Meu Pep), que disponibiliza ao cidadão uma gama de informações relacionadas ao histórico de saúde nas redes estadual e municipal; a ferramenta Classificação de Atenção ao Recém-Nascido (Caren), uma inteligência artificial que auxilia a equipe na priorização do atendimento aos recém-nascidos, e a SUSi, um chat no qual estão armazenados todos os artigos da Revista da Escola de Saúde de Goiás.
Maria José Silva (texto) e Iron Braz (fotos) / Comunicação Setorial da SES-GO


