SES participa de ação para aumento de doação de órgãos em Goiás

Evento realizado pelo Tribunal de Justiça esclareceu população sobre Autorização Eletrônica de doação de Órgãos, documento que permite registrar vontade de doar

Evento reuniu representantes da SES, TJGO e entidades judiciárias e cartoriais

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) uniram forças para aumentar o número de doadores de órgãos e tecidos em Goiás. Na tarde desta segunda-feira (29/09), representantes da SES-GO participaram da campanha ‘Dia D – Respeitar a vontade do doador é transformar a despedida em esperança’, realizada pela Corregedoria do Foro Extrajudicial do TJ-GO. O evento compôs uma das programações do Dia Nacional de Doação de Órgãos e teve o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância do ato de doar para salvar vidas.

O evento reuniu profissionais da SES-GO e do TJ-GO e membros de entidades das áreas judiciária e cartorial. O secretário-adjunto da SES-GO, Sérgio Vencio, representou o governador Ronaldo Caiado na solenidade. Também estiveram presentes o desembargador Anderson Máximo de Holanda e a gerente de Transplantes da SES-GO, Katiúscia Freitas, entre outras personalidades.

Durante a cerimônia, os participantes tiveram a oportunidade de receber informações detalhadas sobre a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), um documento digital gratuito que permite ao cidadão registrar a vontade de ser doador. A AEDO é emitida de forma simples por meio do site  www.e-notariado.org.br.

Sérgio Vencio parabenizou o Tribunal de Justiça de Goiás pela iniciativa e destacou que a AEDO vai trazer mais clareza e transparência ao processo de doação de órgãos e tecidos. “É importante que a família, mesmo em um momento de sofrimento pela perda de um ente querido, respeite a vontade do doador”, sublinhou.  Sérgio Vencio destacou que em Goiás, do total de pessoas que manifestam a vontade de doar órgãos após a morte cerebral, apenas 18% tornam-se de fato doadoras devido ao grande índice de recusa familiar, estimado em 68%.

O desembargador Anderson Máximo assinalou que o encontro teve, antes de tudo, o objetivo de levar esclarecimentos à população sobre a importância de se disponibilizar a ser um doador. “Por meio desse evento pretendemos amenizar preconceitos. Doar órgãos é doar vidas, e proporcionar a esperança às pessoas que tanto necessitam de um órgão para sobreviver”, pontuou. Ele informou que a AEDO é emitida de forma simples pelo sistema e-Notariado. Basta a pessoa confirmar a intenção em videoconferência com o tabelião e assinar digitalmente. A informação fica registrada e disponível para consulta pelo Sistema Nacional de Transplantes, dando mais segurança e agilidade ao processo.

Durante o encontro, equipes de Cartórios Notariais fizeram os cadastros de pessoas que se sensibilizaram em declarar doadoras de órgãos. Profissionais do Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz também fizeram o registro e coletaram amostras de sangue das pessoas que se dispuseram a ser doadores de medula óssea.

A gerente da SES, Katiúscia Freitas, ressaltou que espera que a campanha contribua par ao avanço de transplantes em Goiás. Os dados da Gerência de Transplantes da SES-GO revelam que no ano passado foram notificadas 654 mortes encefálicas. Deste total, 114 famílias se dispuseram a doar os órgãos dos parentes falecidos.

Maria José Silva (texto) e Marco Monteiro (fotos) / Comunicação Setorial da SES-GO

Governo na palma da mão