SES-GO participa do relançamento do Colégio Brasileiro de Executivos de Saúde

Evento marcou o retorno da atuação da entidade, que tem como foco o fortalecimento e a eficiência da gestão em saúde

Subsecretário Luciano Carvalho ministra palestra sobre a diferença entre Política de Estado e Política de Governo

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participou, com louvor, do relançamento do Colégio Brasileiro de Executivos de Saúde (CBEXS) – Seção Goiás, entidade sem fins lucrativos que tem como foco a promoção da excelência na gestão da saúde. O evento, realizado nos dia 13/12, teve como tema central A Saúde do Amanhã e reuniu gestores, especialistas e profissionais das áreas pública e privada da saúde em Goiás. Durante a cerimônia, foi empossada a nova diretoria da entidade.

O subsecretário de Políticas e Ações em Saúde da SES-GO, Luciano de Moura Carvalho, representou o governador Ronaldo Caiado na solenidade de abertura do encontro e ministrou palestra sobre Políticas Públicas e Privadas para a Saúde: Política de Governo ou Política de Estado?. A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Amanda Limongi, ministrou conferência sobre Atenção Primária à Saúde como Estratégia para Sustentabilidade da Saúde Hoje e Amanhã.

Avanço da gestão
O CBEXS – Seção Goiás estava com as atividades suspensas desde a pandemia de Covid-19. O presidente da entidade, Renato Gomes do Espírito Santo, destaca que o CBEXS renasce fortalecido em Goiás com o propósito de dar o suporte técnico e científico aos executivos dos setores público e privado. “Temos como prioridades desenvolver ações junto ao mercado de saúde em Goiás, incentivar e apoiar o avanço da gestão e melhorar a qualidade da saúde do nosso Estado”, pontua.

A programação do evento reuniu temas que abordam os desafios enfrentados pelo setor saúde intensificados a cada ano. Entre essas dificuldades, conforme os organizadores, destacam-se o envelhecimento da população, aumento das doenças crônicas, aceleração tecnológica, necessidade de sustentabilidade econômica e a urgência de assegurar o direito à saúde.

O subsecretário Luciano Carvalho abordou durante a palestra, as diferenças entre Política de Governo e Política de Estado. “As Políticas de Governo são aquelas transitórias, que não se sustentam. Já as Políticas de Estado são aquelas efetivadas em fundamentos legais, que têm financiamento e planejamento adequados”, sublinhou. A Política do Estado, conforme o subsecretário, tem plenas condições de ser desenvolvida de forma contínua, independente da posição da posição política do governo. Ele citou como exemplos de Políticas de Estado implementadas na SES-GO a Rede Nascer, o Goiás Todo Rosa e a Rede de Urgência e Emergência.

A superintendente Amanda Limongi acentuou, ao ministrar a conferência, que a Atenção Primária é a centralizadora, a coordenadora do cuidado e a articuladora da comunicação de todas as redes de atenção à saúde. “Não tem nenhuma Rede de Atenção que não perpasse pela Atenção Primária”, enfatizou. Ela destacou que atualmente a Atenção Primária é fortalecida a partir da planificação, do cofinanciamento, do Telessaúde e de vários projetos como o Respira Goiás, Rede Nascer e Goiás Todo Rosa.

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto) / Comunicação Setorial da SES-GO

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo