SES-GO participa de Simulado de Chuvas Intensas do Ministério da Saúde
Treinamento, realizado em Goiânia, envolveu exercícios práticos que visam capacitar as diversas equipes para a adoção de resposta oportuna em situações de emergência em saúde pública

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participou, nestas quarta (09/04) e quinta-feira (10/04), de um Simulado de Chuvas Intensas, promovido pelo Ministério da Saúde, em Goiânia. Durante o treinamento, que ocorreu no Golden Lis Hotel Boutique, foram realizados exercícios práticos que visam capacitar as diversas equipes para a adoção de resposta oportuna em situações de emergência em saúde pública.
Ao todo, 70 servidores participaram, incluindo profissionais da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Subsecretaria de Políticas e Ações em Saúde, das 18 Regionais de Saúde, além de representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-GO), do Comando Estadual de Operações em Defesa Civil (COMDEC) e da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Goiás (SEMS-GO).
O simulado abordou temas importantes para o fortalecimento da Rede Nacional de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado de Goiás. “Essa foi a primeira etapa da revisão do Plano de Contingência para Desastres Meteorológicos e Hidrológicos (Chuvas Intensas, Alagamentos, Inundações e Enxurradas) da Secretaria de Estado da Saúde”, explicou a gerente de Emergências em Saúde Pública da Pasta, Cristina Musmanno.
Durante o treinamento, foram testados os fluxos de comunicação, os protocolos e procedimentos estabelecidos nas diversas ações durante o enfrentamento à situações de chuvas intensas, em diversos níveis de cenários de risco com o objetivo de identificar falhas e avaliar os processos para potencializar a resposta da SES-GO para essa tipologia de desastre. “Apresentamos também todas as estratégias já implantadas pela SES-GO ao longo dos últimos 15 anos e os avanços alcançados no enfrentamento aos eventos de importância para a Saúde Pública desde a criação da Gerência de Emergências em Saúde Pública em 2023”, pontuou.
Estiveram presentes na Mesa de Abertura do evento a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, que na ocasião representou o titular da pasta, Rasível Santos; a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da SES-GO, Cristina Laval; o coordenador-geral do CIEVS Nacional, Daniel Coradi; a técnica do Apoio Institucional e Articulação Interfederativa da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Goiás, Cíntia Morasco; a secretária Municipal de Saúde de São João D’Aliança e componente da Diretoria do Cosems-GO, Andreia Abbes; o Tenente Douglas de Carlo, do COMDEC; dentre outras autoridades.
Foto: SES-GO
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás