SES-GO participa de Seminário sobre saúde mental em parceria com o MP

Evento reuniu profissionais de vários municípios do Estado com o objetivo de promover a capacitação e integração da saúde mental na atenção primária à saúde

Superintendente Paula frisa importância da qualificação profissional e humanização na assistência à saúde mental

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participou, nesta sexta-feira (06/09), do seminário “Capacitação e integração da saúde mental na Atenção Primária à Saúde – Estratificação de risco em saúde mental”.

O evento idealizado pela Subprocuradoria-Geral para Assuntos Institucionais, pelo Centro de Apoio Operacional (Área da Saúde) e pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Goiás (Esump), teve o objetivo de capacitar os profissionais envolvidos no processo de ampliação e aperfeiçoamento do acesso aos serviços de apoio, diagnóstico e terapêutico com foco na assistência em Saúde Mental.

O seminário, realizado no auditório do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), reuniu profissionais da atenção primária e de saúde mental de vários municípios do Estado. Durante a solenidade de abertura, a coordenadora da Área de Saúde do MP-GO, Marlene Nunes Freitas Bueno, destacou que a realização do evento representa uma oportunidade para a reflexão sobre os caminhos a serem tomados pelos profissionais que atuam na atenção primária

“Os gestores devem fortalecer a rede de atenção primária, assegurando ao servidor as condições necessárias ao exercício de suas funções”, pontuou.

A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Paula dos Santos Pereira, acentuou que a qualificação profissional e a humanização na assistência são fundamentais para o êxito do atendimento à saúde mental dentro de cada território. Ela destacou que a realização do seminário representa o início de uma ampla capacitação envolvendo os profissionais dos municípios.

A gerente de Saúde Mental da SES-GO, Nathália dos Santos Silva, apontou a necessidade de promover o conhecimento sobre saúde mental para os profissionais que estão atuando na atenção primária. “Nesse aspecto, a realização de um seminário como esse é fundamental no processo de assistência”, assinalou. Ela informou, ainda, que até o ano que vem está prevista a realização de oficinas na modalidade virtual, com o objetivo de atualizar os profissionais e fortalecer e ampliar o atendimento em saúde mental nos municípios.

O evento teve em sua programação os temas “Estratificação de risco em saúde mental no contexto da atenção primária em saúde”; “Estratificação de risco em saúde mental: experiências nos municípios goianos” e “Avaliação da necessidade de cuidado em saúde mental na atenção primária e exemplos psicossociais”, entre outros. Além da SES-GO, o seminário conta com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems).

Foto: Iron Braz
Comunicação Setorial da SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo