SES encerra Programa de Liderança Estratégica Sistêmica 2025 e fortalece gestão da saúde

Iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás realizada em parceria com a Fundação Dom Cabral qualifica mais de 140 lideranças da alta e média gestão ao longo do ano

Profissionais participam de reunião do Programa de Liderança Estratégica Sistêmica de 2025

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência da Escola de Governo (SESG), encerrou o primeiro ciclo anual do Programa de Liderança Estratégica Sistêmica – 2025, na semana passada. A iniciativa integra a estratégia institucional de fortalecimento da gestão pública da saúde e teve como objetivo o desenvolvimento de competências técnicas, humanas e gerenciais de lideranças que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás.

O encerramento foi marcado pela realização do 3º workshop, com o tema Times de Alta Performance, conduzido pela professora Kedma Mano Nascimento, da Fundação Dom Cabral (FDC). A atividade simbolizou o fechamento de um ano de formação voltado à reflexão sobre liderança, tomada de decisão e atuação estratégica no setor público.

Em novembro, o workshop foi realizado com a alta gestão da SES-GO na sede da Fundação Dom Cabral, em São Paulo, com a participação do secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos; do secretário adjunto, Sérgio Vencio, de subsecretários e superintendentes. Já em dezembro, a capacitação foi direcionada à média gestão, com a realização de três turmas em Alexânia, reunindo gerentes e diretores de diferentes áreas da Secretaria.

Para o secretário Rasível Santos, o programa representou um avanço significativo na qualificação da gestão. “O programa foi um marco, um divisor de águas para as entregas que precisamos realizar. A expectativa é que os conteúdos e experiências vivenciados ao longo do ano sejam incorporados às práticas de gestão, com impacto direto na organização dos serviços e na melhoria do atendimento à população”, destacou.

Percursos formativos
Desenvolvido ao longo de 2025 em parceria com a Fundação Dom Cabral, o Programa de Liderança Estratégica Sistêmica adotou uma metodologia prática e interativa, estruturada em dois percursos formativos, conforme o nível de liderança.

A alta gestão — responsável pelo direcionamento estratégico da Secretaria — contou com a participação de 36 líderes, em uma carga horária total de 72 horas, distribuídas entre imersões presenciais, workshops e palestras temáticas.

Já a média gestão — equipe tático-operacional — reuniu 105 líderes, organizados em três turmas, também com carga horária de 72 horas por grupo, incluindo imersões, workshops presenciais e palestras conjuntas com a alta gestão, promovendo integração e alinhamento institucional.

Isabel Dias (texto e foto)/Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg)

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo