SES e MP lançam Manual da Rede de Atenção Psicossocial durante seminário de saúde mental

O lançamento aconteceu durante o I Seminário Estadual sobre Crise e Urgência na Saúde Mental, realizado na Assembleia Legislativa de Goiás, evento que conta com participação de cerca de 900 profissionais da saúde

Manual da Rede de Atenção Psicossocial é lançado durante o I Seminário Estadual sobre Crise e Urgência na Saúde Mental

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Ministério Público de Goiás (MPGO), fez o lançamento do Manual da Rede de Atenção Psicossocial, durante o I Seminário Estadual sobre Crise e Urgência na Saúde Mental, que começou ontem e termina hoje (20/06), reunindo cerca de 900 profissionais da saúde mental.

O manual possui 16 páginas, abrangendo os seguintes tópicos: atenção básica em saúde, atenção psicossocial, atenção de urgência e emergência, atenção hospitalar, atenção residencial de caráter transitório, estratégias de desinstitucionalização, estratégias de reabilitação psicossocial, Centro Estadual Especializado em Saúde Mental Infantojuvenil, Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator (Paili) – Medida de Segurança, orientações para solicitação de incentivos para implantação e habilitação dos serviços e fluxo de acesso ao atendimento de saúde mental em Goiás.

A gerente de saúde mental da SES-GO, Nathália Santos e Silva, pontua a importância do manual para orientar profissionais e gestores sobre os princípios, diretrizes e práticas que norteiam o cuidado em saúde mental. “O manual abrange além de políticas públicas e os protocolos de atendimento, como também visa garantir um acolhimento humanizado e eficaz para as pessoas que necessitam de cuidados psicossociais”, reforça Nathália que ainda lembra que o Manual da Rede de Atenção Psicossocial, tem o objetivo de difundir a Política Nacional de Saúde Mental, contribuir para o exercício das atribuições dos profissionais da área da saúde em todos os municípios goianos.

Conforme esclarece a coordenadora da Área da Saúde do Centro de Apoio Operacional do MP, Marlene Nunes Freitas Bueno, a edição desse manual está alinhada aos planos de ações de melhoria da rede que vêm sendo executados pelos promotores de Justiça da capital e do interior. “O manual, com redação informativa e abrangente, contribuirá para o trabalho das membras e membros do MP e das equipes das promotorias de Justiça. Também, o material será compartilhado com todos as (os) profissionais da rede de assistência em saúde mental. Espera-se, ainda, que a sociedade tenha acesso, para inteirar-se do cuidado em saúde mental, ancorado nos pilares da liberdade e no seio comunitário”, ressalta Marlene Nunes.

Para ter acesso ao Manual da Rede de Atenção Psicossocial, basta acessar o link:
https://www.mpgo.mp.br/portal/arquivos/2024/06/19/18_40_37_446_Cartilha_Sau_de_Mental_RAPS.pdf

Yara Galvão / Comunicação SES – com informações Comunicação Social do MPGO
Fotos: Iron Braz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo