Secretário de saúde visita unidades hospitalares em Santa Helena de Goiás e Jataí

O chefe da pasta estadual de saúde tem percorrido as unidades estaduais de saúde, como as Policlínicas e hospitais. A interação visa promover a melhoria da qualidade de assistência à população

Secretário de Saúde, Rasível Santos, dialoga com gestores e colaboradores do HEJ durante visita técnica em Jataí 

O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, visitou nesta quinta-feira (12/12) as instalações do Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) e conheceu o funcionamento das práticas adotadas pela gestão para melhoria do atendimento ao paciente do hospital, que abrange os 28 municípios da região. O secretário esteve acompanhado da equipe da SES e foi recebido pela diretoria da unidade.

O Herso é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), gerida pelo IPGSE desde 2021. É caracterizado como hospital de alta e média complexidade e conta com 91 leitos totais, sendo 18 de UTI, 4 leito-dia, 61 enfermaria adulta e 8 de enfermaria pediátrica. A unidade realiza cirurgias, exames e presta atendimento prioritariamente a região Sudoeste. Os atendimentos são encaminhados de forma referenciada pelo Complexo Regulador Estadual. “Nessa lógica que o governador tem imprimido desde 2019 em Goiás, que é a regionalização da saúde para que possamos realmente atender as pessoas, evitando que os pacientes daqui tenham que deslocar até Goiânia para receber assistência”, pontuou o secretário.

Em seguida, Rasível Santos visitou o Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), na região Sudoeste, onde foi recebido pela diretora-executiva da Fundahc, Lucilene Sousa, e pelos diretores do hospital – Juliano Rocha (geral), Pedro Vinicius Leite (técnico) e Liza Figueiredo (administrativo). O secretário percorreu as instalações, conheceu os fluxos de atendimento e discutiu perspectivas para melhorar a assistência na unidade, que atende 28 municípios da região.

A visita técnica também teve como objetivo avaliar as condições da unidade, dialogar com pacientes e colaboradores e alinhar estratégias com a equipe gestora do hospital e da Fundahc/UFG, responsável pela administração do HEJ. Rasível destacou o compromisso da SES com todas as unidades estaduais. “O HEJ é uma unidade estratégica, com 20 leitos de terapia intensiva, uma maternidade que realiza mais de mil partos por mês e um pronto-socorro que é referência regional. Nosso trabalho é garantir que as pessoas sejam atendidas perto de casa, com eficiência e humanização”, afirmou.

O secretário ressaltou os investimentos recentes na unidade, que somam mais de R$ 2,5 milhões em 2024. Esses recursos foram destinados à reposição de equipamentos e melhorias nos processos hospitalares. Além disso, o hospital participa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proad-SUS), em parceria com o Hospital Albert Einstein, para implementar a metodologia Lean nas Emergências, que otimiza fluxos e promove resultados mais eficientes.

Outro ponto destacado foi a aprovação de 85% dos pacientes atendidos, conforme pesquisa realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG). “Esses índices refletem a dedicação das equipes e a gestão eficiente da Fundahc, mas seguimos atentos às oportunidades de aprimoramento para atender cada vez melhor”, disse Rasível.

O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) é uma unidade de urgência e emergência com perfil de média complexidade, referência em traumatologia e excelência em diversas especialidades, incluindo anestesiologia, cardiologia, ginecologia/obstetrícia e pediatria. Com 128 leitos, incluindo 20 UTIs adultas e 2 UTIs pediátricas, o hospital atendeu 10.886 internações, 17.524 consultas e realizou 5.632 cirurgias em 2024. A unidade conta com uma equipe de 530 colaboradores, sendo 110 médicos e 67 enfermeiros. Desde sua fundação em 1995, o HEJ opera 24 horas por dia e é gerido pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG desde 2020, recebendo investimentos significativos para melhorias em equipamentos e infraestrutura.

Texto: Thalita Braga (Fundahc/UFG) e Yara Galvão (Comunicação Setorial SES)
Fotos: Marco Monteiro

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo