Secretário de Saúde visita unidades da SES em três municípios para avaliar assistência regionalizada
Nos Hospitais e Policlínica Estaduais em São Luís de Montes Belos, Itumbiara e Quirinópolis, Rasível Santos conheceu instalações e discutiu alinhamentos sobre manutenção da infraestrutura, fluxo e qualidade do atendimento
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, fez um visitou, nestas quinta (21/11) e sexta-feira (22/11), os municípios de São Luís de Montes Belos, Itumbiara e Quirinópolis, para conferir o trabalho realizado nos hospitais e policlínicas do Governo de Goiás. Além de conhecer as instalações das unidades e se informar sobre as principais necessidades de cada uma, o titular da SES-GO debateu com os gestores locais o alinhamento sobre investimentos para manutenção da infraestrutura, fluxo e qualidade do atendimento aos pacientes, qualificando ainda mais a regionalização da saúde no Estado.
Em São Luís de Montes Belos, primeiro município visitado, Rasível Santos conheceu a Policlínica e o Hospital Estaduais, acompanhado das respectivas diretorias, que apresentaram as instalações ao secretário. “Estamos aqui também para verificar os resultados (do trabalho realizado) e como a gente pode incrementar esses resultados”, disse o titular da pasta, após passar pelas instalações, conversar com colaboradores e pacientes. Em seguida, ele se reuniu com o prefeito Major Eldécio, na sede do Executivo municipal, onde ouviu as demandas relacionadas à saúde e recebeu elogios pelos serviços oferecidos pelas duas unidades estaduais no município.
A Policlínica Estadual da Região Oeste – São Luís de Montes Belos é uma Unidade de Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), para atender as demandas da Atenção Secundária, de forma exclusivamente referenciada e regulada. Oferta consultas médicas, atendimento especializado interdisciplinar com equipes multidisciplinares e diferentes abordagens, de forma integrada, com a atenção centrada no usuário e com estímulo ao autocuidado e à prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. A unidade realiza, mensalmente 11.122, atendimentos, sendo quase 6 mil deles ambulatoriais.
Já o Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos é uma unidade de assistência hospitalar classificada como hospital geral de média complexidade. Oferece serviços abrangentes que incluem atendimento de urgência/emergência, ambulatório e internações nas áreas de clínica médica, cirúrgica, obstetrícia e pediatria, além de leitos de UTI. No setor de emergência, a unidade proporciona atendimento especializado em cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, ortopedia/traumatologia e pediatria.
Itumbiara
Em Itumbiara, a comitiva do secretário visitou o Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI), onde passou pelos setores de internação, hemodiálise e quimioterapia. Também verificou a obra da subestação de energia, investimento de R$ 4,5 milhões garantido pelo Estado. A subsetação deverá gerar economia de R$ 200 mil mensais, redução de até 70% nos custos. A visita foi acompanhada pelo subsecretário de Políticas e Ações em Saúde, Luciano de Moura Carvalho; e a subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura, Ana Carolina Rezende Abrahão.
“Estamos aqui para que a gente veja como está a assistência dos pacientes, com a regionalização, se os pacientes estão sendo bem cuidados, as necessidades também do hospital, de manutenção, investimento para que a gente possa, cada vez mais, estar levando o Estado para ajudar as pessoas mais necessitadas, aquelas que precisam realmente do nosso apoio”, detalhou Rasível Santos.
O HEI tem capacidade mensal de 14 mil atendimentos, incluindo urgência e emergência na área oncológica – o hospital realiza, por mês, 50 sessões de quimioterapia, para 35 pacientes. “O pedido do nosso governador é realmente a gente focar na regionalização, fazer-se presente em cada um dos municípios, em cada cidadão goiano”, completou.
Quirinópolis
Na última cidade, o secretário Rasível Santos visitou a Policlínica Estadual da Região Sudoeste – Quirinópolis. A exemplo das outras cinco policlínicas do Governo de Goiás, a unidade também funciona como apoio e retaguarda para os demais níveis de atenção, sobretudo a atenção primária, realizando procedimentos ambulatoriais e diagnósticos de média e alta complexidade.
José Carlos Araújo Gomes (texto, com informações de Yara Galvão) e Iron Braz (foto) /Comunicação Setorial SES-GO