Saúde realiza simpósio voltado à prevenção das infecções hospitalares
Evento promoveu a atualização de cerca de 250 profissionais dos hospitais públicos e privados que atuam no controle das infecções relacionadas aos serviços de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, nesta quarta-feira (28/05), o Simpósio Estadual de Controles de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. O evento, que ocorreu no Auditório da Superintendência Escola de Saúde de Goiás, reuniu cerca de 250 profissionais que atuam diretamente na prevenção e controle de infecções hospitalares e que são lotados em hospitais públicos e privados de todo o Estado.
A abertura do evento contou com a participação de representantes da SES-GO, das Secretarias de Saúde de Goiânia e de Aparecida de Goiânia e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A superintendente de Vigilância Sanitária da SES-GO, Eliane Cruz, destacou que o evento visa atualizar os técnicos das unidades hospitalares e, ao mesmo tempo, celebrar o do Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, lembrado em todo o País em 15 de maio.
Eliane Cruz assinalou que as infecções relacionadas à saúde podem ser prevenidas com iniciativas relativamente simples e diárias. Essas medidas, conforme a superintendente, incluem a higienização das mãos por todos os profissionais da assistência, o desenvolvimento de protocolos seguros para o atendimento, limpeza e desinfecção de superfícies em ambientes considerados críticos para as infecções e motivação de toda a equipe. “A adoção dessas estratégias possibilita a redução dos índices de infecção hospitalar e de óbitos relacionados ao problema”, pontuou.
Todos os profissionais que participaram do simpósio atuam nos Serviços de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde das unidades hospitalares. A subsecretária de Vigilância em Saúde em exercício, Divânia Dias, acentuou que os cuidadores, familiares e os próprios pacientes podem e devem adotar condutas que minimizam os índices de infecções hospitalares. “Parentes, amigos e pacientes bem instruídos podem se tornar agentes do próprio cuidado”, enfatizou. Ela cita como medidas eficazes a lavagem rotineira das mãos e o uso de jalecos, luvas e máscaras respiratórias.
A coordenadora de Segurança do Paciente e Controle de Infecção em Serviços de Saúde da SES-GO, Adriana Gomes Pereira, informou que as Comissões de Controles de Infecções Relacionadas aos Serviços de Saúde devem ser instituídas em todos os hospitais dotados de unidades de terapia intensiva (UTIs) e centros cirúrgicos. Em Goiás, conforme a coordenadora, existem 97 unidades hospitalares com UTI.
Durante o simpósio, foi apresentado o Boletim Estadual referente ao monitoramento dos principais indicadores estaduais de controle de infecção, que tem como público-alvo os profissionais dos Serviços de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde. O chefe de Gabinete da SES-GO, Adriano Sullivan, informou que a pasta implantou recentemente o Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente (Negesp). Esse núcleo tem o objetivo de subsidiar a alta gestão para o desenvolvimento de ações articuladas com todos os pontos de atenção.
Maria José Silva (texto) e Iron Braz (fotos) / Comunicação Setorial da SES-GO


