Saúde promove ‘live’ sobre “Ética no serviço público”

Controlador-geral do Estado, Henrique Moraes Ziller, falou sobre conceitos éticos e a importância de sua aplicação na prestação de serviços à população

Com o tema “Ética no serviço público”, o Comitê Setorial de Compliance Público da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, na tarde de segunda-feira, 26, um encontro virtual por meio da página de Facebook da pasta. Por ser um assunto atual e necessário aos servidores que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), o evento reuniu cerca de 100 pessoas. 

A ‘live’ contou com a palestra do controlador-geral do Estado de Goiás, Henrique Moraes Ziller, que é auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Formado em comunicação social, pós-graduado em marketing e mestre em administração pública, Ziller ressaltou a necessidade de incentivar os servidores a agirem de forma responsável. 

Para ele, a ética está estritamente ligada ao relacionamento humano, sendo impossível prever situações antes que elas aconteçam. “Precisamos criar referenciais éticos com padrões de valores e não de comportamentos”, enfatizou o controlador-geral.

Zller destacou três pontos necessários para a ética no serviço público. Segundo ele, o interesse público deve prevalecer em detrimento ao interesse particular, impulsionando a prestação de serviço à população com qualidade e respeito. 

É ainda fundamental, de acordo com o controlador-geral, estabelecer relações de confiança entre os servidores públicos e a população, estreitando laços e promovendo relação entre essas partes, e também uma boa e regular utilização de recursos públicos, garantindo bom uso e aplicação dessas verbas na boa prestação de serviços à sociedade. “Precisamos colocar em prática esses conceitos, para que o serviço público seja cada vez mais valorizado”, concluiu.

Importância do debate
O titular da SES-GO, Ismael Alexandrino, também participou do encontro virtual e ressaltou a importância de debater a ética no serviço público, aplicando esse conhecimento no exercício da profissão. “Agradecemos ao controlador-geral por nos aprimorar sobre a ética no serviço público, algo que é necessário para que os valores do nosso exercício profissional estejam sempre em evolução”, frisou Alexandrino. 

Este foi o primeiro encontro virtual sobre ética promovido pela SES-GO e teve como objetivo aprimorar os conhecimentos dos servidores e da população quanto à importância do conteúdo ético. O evento faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas dentro do Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP). 

Lançado de forma inédita pelo governador Ronaldo Caiado, em fevereiro de 2019, o programa tem por objetivo assegurar que os atos de gestão estejam em conformidade com os padrões éticos e legais, fomentar a transparência e as denúncias e combater a corrupção por meio da responsabilização de empresas e agentes públicos envolvidos em desvio de conduta.

Felipe Cordeiro/Comunicação Setorial
Foto: Reprodução/Facebook

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo