Saúde inaugura novo Complexo Regulador Estadual


O secretário Saúde, Antônio Faleiros, inaugura nesta sexta-feira, dia 10, às 8 horas, o novo Complexo Regulador Estadual. Ampliado, o complexo sai das dependências do Hospital de Dermatologia Sanitária (HDS) e passa a funcionar em espaço próprio, ao lado do Almoxarifado Central da Secretaria da Saúde (SES), na Rua 26, nº 10, Bairro Santo Antônio, em Goiânia.

A mudança acontece para dar melhores condições de trabalho aos servidores e, principalmente, maior agilidade no atendimento às necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Antes de inaugurar a nova sede do Complexo Regulador Estadual, o secretário Faleiros fará uma visita ao Almoxarifado da SES para conferir equipamentos, no valor total de R$ 15,5 milhões, que serão entregues às unidades de saúde da rede. Para demonstrar os equipamentos, a Gerência de Engenharia Clínica irá reproduzir um leito de UTI no local, com cama, respirador, monitor e demais aparelhos.

Complexo

Composto pela Central de Regulação Hospitalar das Urgências e Emergências, Central de Regulação Ambulatorial e de Procedimentos Eletivos e a Central de Regulação de Alta Complexidade, o Complexo Regulador Estadual é administrado pela SES e tem a função de encaminhar os usuários para as unidades de saúde do Estado e também para as unidades de saúde das prefeituras referenciadas. Cabe ao Complexo Regulador Estadual organizar o fluxo de acordo com a demanda e encaminhar o usuário, o mais rápido possível, para o hospital que melhor possa atendê-lo.

O Complexo Regulador Estadual iniciou as atividades em setembro de 2011, com a implantação de um novo fluxo de regulação para pacientes vindos do interior em busca de atendimento médico na capital. Até então, os pacientes vinham para Goiânia de ambulância, de maneira desordenada e sem garantia de uma vaga. Com o Complexo, os municípios passaram a ter os seus encaminhamentos devidamente regulados e suas vagas de internação garantidas em Goiânia.

Com os primeiros resultados positivos, o secretário da Saúde, Antônio Faleiros, determinou que o Complexo Regulador Estadual passasse a intermediar as vagas de internação em todas as Centrais de Regulação Regionais (Anápolis, Aparecida de Goiânia e Goiânia), proporcionando aos pacientes o acesso a leitos regulados e com perfil adequado para suas necessidades.

Em março de 2012, o Complexo Regulador Estadual passou a regular o Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), recordista em aprovação. Em outubro do mesmo ano, o Complexo Regulador Estadual, num projeto piloto em todo o País, criou a Central de Regulação de Procedimentos Ambulatoriais que, em parceria com os municípios da Região Rio Vermelho (Araguapaz, Aruanã, Faina, Itapirapuã, Matrinchã, Mossamedes, Mozarlândia, Nova Crixás, Itaberaí, Americano do Brasil, Heitoraí, Itaguari, Itapuranga, Guaraíta, Britânia, Jussara e Santa Fé), passou a intermediar as solicitações de consultas especializadas para o município de Goiânia.

Em um trabalho pioneiro o Complexo Regulador Estadual qualificou as solicitações de consultas e o resultado foi imediato: houve um aumento nas marcações de consultas especializadas para os municípios dessa região em 34% . O tempo de espera pela consulta caiu pela metade.

Equipamentos

No almoxarifado da SES estão R$ 15, 5 milhões em equipamentos prontos para serem entregues às unidades de saúde (Hugo, HMI, Huapa, HDT, HGG, Hemocentro, Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime, Hurso, Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Hospital de Medicina Alternativa (HMA), Hospital de São Miguel do Araguaia e Valparaíso) e para equipar ambulâncias.

Ao todo são 486 itens entre monitores, oxímetros (que medem a quantidade de oxigênio no sangue), carditocógrafo (que monitora os movimentos e os batimentos cardíacos de fetos, além dos movimentos uterinos maternos), ventiladores, mesas cirúrgicas e outros.

Mais informações: (62) 3201-3784 e 3201-3816

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo