Saúde estadual promove capacitação para agentes de combate à dengue

Qualificação envolve controle químico, qualificação de visitas domiciliares, uso de inseticidas, manejo e controle do Aedes agypti, transmissor  também da zika e chikungunya

Agentes de saúde participam de capacitação da SES-GO para combate ao mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, nesta segunda-feira (18/04), curso de capacitação para atualizar agentes de saúde sobre o combate efetivo ao mosquito Aedes aegypti e a prevenção às doenças causadas pelo vetor, em especial a dengue, chikungunya e zika.  A qualificação envolveu controle químico, qualificação de visitas domiciliares, uso de inseticidas, manejo e controle do vetor.

Dados disponíveis no Boletins e Informes da página da SES-GO, em www.saude.go.gov.br, apontam redução de 70% nos casos de dengue este ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior, com 45 mil casos contra 147 mil casos. Ao todo, em 2023 foram registrados mais de 250 mil casos, caracterizando epidemia de dengue. Apesar da sensível redução, o poder público e a população não devem baixar a guarda, mas intensificar os cuidados.

O coordenador estadual de dengue, zika e chikungunya, Murilo do Carmo Silva, destaca a importância da capacitação dos agentes de combate à dengue para o bloqueio dos casos com eficiência. Mas convoca a população a também fazer sua parte, realizando a limpeza geral das calhas e fossas e demais medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito transmissor. 

Luana Avelar (texto e foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo