Saúde estadual promove ação de incentivo à doação de órgãos na Alego
Atividade interativa é composta pela distribuição de balões verdes e material educativo, exposição fotográfica e palestra sobre importância da doação de órgãos
A equipe da Gerência de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, na manhã desta quarta-feira (25/09), uma ação interativa na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os parlamentares, servidores e público em geral sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A atividade integra a programação da Campanha Setembro Verde, realizada pela SES-GO desde o início do mês.
A ação interativa contou com o apoio da Diretoria de Saúde da Alego. As equipes, coordenadas pela gerente de Transplantes, Katiuscia Freitas, fixaram balões verdes nos veículos estacionados no pátio da instituição. Na sequência, realizaram uma blitz nos gabinetes dos 41 deputados e nas demais salas da instituição voltada à distribuição de material educativo sobre a doação de órgãos e tecidos e a realização de transplantes.
Como parte da programação, Katiuscia Freitas ministrou palestra sobre o tema Mitos e verdades sobre a doação de órgãos. Ela informou que muitas vezes as pessoas se recusam a doar órgãos de familiares com receio de ocorrer deformações no corpo e de as celebrações fúnebres serem afetadas. Em Goiás, conforme informou a gerente, o índice de recusa familiar é de 65%, bem superior à média nacional, em torno de 45%.
A ação também foi composta por uma exposição fotográfica, instalada no hall da Alego. Nela foram expostas imagens de famílias que atenderam à solicitação da Gerência de Transplantes e se dispuseram a doar órgãos e de pessoas transplantadas, beneficiadas com a doação. “Com essa atividade, esperamos contribuir para sensibilizar a população sobre a necessidade vivida por uma infinidade de pessoas que estão na fila à espera de um transplante e sobre a gratificação vivenciada pelas famílias que, mesmo diante da dor, se dispuseram a doar os órgãos de um parente.”
Maria José Silva (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial