Saúde estadual concorre a prêmio nacional de inovação digital

Tecnologias desenvolvidas pela permitem conectar sistemas de hospitais, laboratórios, consultórios e operadoras, superando a fragmentação histórica dos dados em saúde

Profissionais da SES em reunião no ConectaSUS, que utiliza tecnologias de saúde digital da pasta

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital (Sutis), é finalista do Prêmio Abep-Tic 2025, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação, na categoria Melhor solução de Governo Digital Orientada ao Cidadão.

O projeto Interoperabilidade de Exames Laboratoriais com HL7®️ FHIR®️ marca um avanço histórico na saúde digital em Goiás, promovendo a troca segura e padronizada de dados laboratoriais — como hemogramas — entre hospitais, laboratórios e sistemas de saúde.

A implantação desse padrão tecnológico rompe com a fragmentação dos dados em saúde e assegura mais segurança para o paciente, continuidade do cuidado, eficiência na assistência e transparência na gestão.

A cerimônia de premiação será realizada nos dias 6 e 7 de agosto, durante o 52º Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública – Secop 2025, em Brasília.

Promovido pela Abep-Tic, o Secop é o principal evento de tecnologia para gestores governamentais do país, reunindo autoridades das esferas federal, estadual e municipal.

Nesta edição, o tema será: Transcendência – ir além dos limites atuais da tecnologia, da computação e da própria percepção humana.

“Com isso, garantimos a continuidade do cuidado e a segurança dos pacientes, fortalecendo a comunicação entre os setores público e privado e promovendo uma gestão mais eficiente, transparente e orientada ao cidadão”, argumenta Luiselena Luna Esmeraldo, superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital.

Goiás na vanguarda
Ser finalista do Prêmio Abep-Tic reforça o compromisso da SES-GO com a inovação e a transformação digital, colocando Goiás na vanguarda das soluções tecnológicas para o setor público. A premiação destaca iniciativas que geram impacto real na vida da população, estimulando a modernização e a excelência no serviço público.

O avanço em saúde digital é resultante da prioridade dada pelo Governo Estadual a essa área. Há cerca de cinco anos a SES-GO estruturou a Sutis, responsável por idealizar e desenvolver projetos na área da saúde com uso de tecnologia de ponta e inteligência artificial.

A superintendência tem cerca de 140 colaboradores, entre servidores e terceirizados, distribuídos em três gerências. A maioria dos profissionais tem formação em tecnologia da informação (TI) e especialização em áreas da saúde. Nos anos de atuação, a Sutis estruturou uma ampla rede na SES-GO, que agrega mais de 5 mil usuários ativos e aproximadamente 3,5 mil computadores.

Thiago Lagares/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo