Saúde em Goiás entra na era do bit!
Goiás está entre os 10 Estados brasileiros com maior índice de desenvolvimento humano e é referência nacional em saúde pública. Falar de informatização em um cenário totalmente high-tech, em especial na área de saúde, parece uma aposta ousada, porém promissora. Goiás tem se mostrado preparado para adentrar a chamada era “bit”.
Há quase um ano, a Secretaria de Estado da Saúde em Goiás (SES-GO) inaugurou o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS, com a finalidade de planejamento da Saúde do Estado, tomar decisões estratégicas, consequentes e rápidas, fortalecer o SUS e proporcionar uma efetiva melhoria da qualidade de vida da população. Projeto inédito no país, o Conecta SUS monitora, em tempo real, todas as informações em Saúde de Goiás, para subsidiar técnicos a coordenarem, com precisão, atividades, ações e políticas da Secretaria, de maneira informatizada.
Este é o reflexo de um trabalho da equipe de Tecnologia da Informação (TI) que busca melhorias da saúde através de uma infraestrutura tecnológica. E os trabalhos vão além. Os gestores de TI em Goiás, vislumbrados com novas possibilidades digitais, tem buscado novas maneiras de atender os anseios da população e aperfeiçoar os serviços de atendimento no âmbito SUS. Assim, há três anos, a equipe remodela e estrutura um Sistema de Registro Eletrônico em Saúde para o Estado de Goiás, com o objetivo de auxiliar nos atendimentos básicos de saúde dos municípios.
O Ministério da Saúde tem incentivado o desenvolvimento do SUS para se tornar um sistema mais integrado. Neste sentido, Goiás criou o Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI) para a área social a fim de garantir que todas as unidades de saúde sejam atendidas por um SUS com qualidade.
Ciente disso, a SES-GO identificou o SIGA Saúde (Sistema de Informação para a Gestão da Assistência à Saúde), uma plataforma tecnológica livre, moderna e capaz de contemplar a diversidade dos antedimentos realizado pela rede SUS e viabilizar a integração dos processos assistenciais. Desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, o SIGA Saúde está em operação há mais de oito anos, possui 18 milhões de usuários, presente em 960 unidades de saúde cadastradas e realiza mais de 1,5 milhão de agendamentos mensais.
• Com a adesão ao SIGA Saúde, Goiás está em concordância também com a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS), que prevê como um papel do Estado promover a implementação das ações de informação e informática no âmbito estadual e distrital, em consonância com a PNIIS e prestar apoio e cooperação técnica aos Municípios.
Fonte: Notícias – Siga Saúde