Saúde disponibiliza cursos gratuitos em Práticas Integrativas e Complementares

Modalidades das Pics são oferecidas aos servidores do Sistema Único da Saúde, promovendo conhecimento profissional, incentivo ao autocuidado e diminuição de sobrecarga no SUS

Pics como auriculoterapia auxiliam no equilíbrio emocional e na amenização de sintomas

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais), disponibiliza para os servidores de diferentes áreas da SES a possibilidade de realizar cursos sobre Práticas Integrativas e Complementares (Pics). Essa atualização profissional, ofertada gratuitamente, é resultante da parceria firmada pela SES-GO com o Telessaúde, da Univesidade Federal de Goiás (UFG).

A psicóloga Juliana de Sousa Pires, que integra a equipe da Coordenação de Práticas Integrativas e Complementares da Spais, que o cursos de Pics (veja relação abaixo) são ofertados em plataforma virtual e podem ser realizados a qualquer hora, conforme a disponibilidade do profissional, com a necessidade de serem concluídos num prazo de até quatro meses.

Há também cursos oferecidos pelo Ministério da Saúde (MS), inseridos no Ambiente Virtual do SUS (Avasus), disponíveis para profissionais e comunidade. Já a UFG, de acordo com Juliana Pires, disponibiliza os cursos em Pics para os profissionais do Sistema Único da Saúdes (SUS) lotados nos municípios que aderiram ao Telessaúde Goiás. O servidor interessado deve solicitar o login de acesso e preencher o formulário de cadastro na página inicial do site do Telessaúde Goiás.

Juliana destaca a importância desses cursos. A adoção das práticas integrativas e complementares, assinala a psicóloga, incentiva o autocuidado, a promoção de saúde, a redução do stress e pode, inclusive, auxiliar na melhoria dos relacionamentos interpessoais.

Ela também acentua que as Pics ampliam o acesso aos cuidados e promoção de saúde e contribuem, por consequência, para a diminuição da sobrecarga no SUS. “Ao adotar e recomendar aos amigos e familiares o uso das Pics, as pessoas tendem a precisar menos de tratamentos de saúde”, enfatiza.

A psicóloga também informa que na plataforma Avasus há diversos cursos disponibilizados tanto para os profissionais de saúde quanto para a população.

Cursos onlines e gratuitos

Ministério da Saúde – Ambiente Virtual do SUS (Avasus)
https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/cursos.php?search=Pr%C3%A1ticas+Integrativas
Cursos:

  • Antroposofia Aplicada à Saúde
  • Medicina Tradicional Chinesa
  • Práticas Corporais e Mentais da Medicina Tradicional Chinesa
  • Uso de Plantas Medicinais e fitoterápicos para Agentes Comunitários de Saúde
  • Gestão de Práticas Integrativas e Complementares,
  • Qualificação em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica
  • Yoga
  • Aromaterapia.

Universidade Federal de Goiás – Telessaúde Goiás
https://tele.medicina.ufg.br/Cursos
Cursos:
Plantas Medicinais e Fitoterapia
Auriculoterapia

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto) / Comunicação Setorial da SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo