Saúde de Goiás conclui formação de alta performance para liderança na Fundação Dom Cabral
“O mundo será sistêmico e as organizações serão sistêmicas, exigindo liderança e cultura adaptadas às mudanças”, afirma Kedma Nascimento, especialista em treinamento de líderes da Fundação Dom Cabral (FDC), aos gestores da SES-GO

Iniciado em fevereiro, o programa de formação reuniu, nos dias 10 e 11 de novembro, a alta gestão da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) para a conclusão do treinamento focado no desenvolvimento de competências e atualização de conhecimentos. Na sede da Fundação Dom Cabral, em São Paulo, a mentora Kedma Nascimento conduziu dinâmicas e exercícios em grupo, estimulando reflexões sobre liderança, valores pessoais e institucionais, cultura organizacional e visão de gestão.
“Os líderes são convocados a conduzir redes humanas mais complexas e multifuncionais. Cada vez mais, são compelidos a desenvolver novas maneiras de pensar e executar atividades estrategicamente e, principalmente, liderar pessoas de forma multicultural”, destacou Kedma. Durante os dois dias, os gestores receberam capacitação voltada para ferramentas que fortalecem uma liderança efetiva.
“Estamos implementando um legado de equipes de alta performance para melhorar o desempenho do time, dar sustentabilidade ao SUS e aprimorar a alta liderança, com o objetivo de fazer mais e melhores entregas à população”, pontuou o secretário Rasivel Santos. O aspecto humano das relações necessárias para um ambiente de trabalho saudável foi o que mais chamou a atenção do secretário-adjunto Sérgio Vencio. “Vimos que a revolução digital exige uma liderança diferente, mais humana, que promova mudanças sistêmicas”, afirmou.
Futuro
“Estamos na quinta revolução industrial, a digital, que trouxe uma nova realidade com outras identidades, moralidades e formas de ética”, ressaltou Kedma. A especialista conduziu as equipes da SES a analisar o passado, o presente e o futuro da instituição, com base em valores, aprendizados e desafios. “A base para avançar é a missão primordial da SES-GO: cuidar e salvar vidas”, completou.
Para a subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura, Ana Carolina Abraão, investir no desenvolvimento de pessoas é fundamental para que a pasta acompanhe as mudanças atuais, como a revolução digital e a incorporação de novas tecnologias. “Essa formação é um marco para a gestão da SES-GO nesse processo evolutivo tão rápido e tão importante para implantarmos ações estratégicas que fortaleçam nossa instituição”, explicou.
A superintendente de Tecnologia e Inovação da SES-GO, Luiselena Luna, foi escolhida para representar o passado, o presente e o futuro da Secretaria, onde atua desde 2009. “Antes, tínhamos processos internos e éramos apenas suporte operacional para a gestão. Hoje, nos tornamos elemento estratégico em Saúde Digital, desenvolvendo soluções para o cidadão. Cada vez mais, nossos desafios serão ampliados, com foco nos serviços para a população”, afirmou.
Governança
Durante a formação, os gestores discutiram modelos e melhorias para a governança e a integração das diversas áreas e níveis da gestão da SES-GO, em diálogo com especialistas da FDC. “Estamos concluindo uma parceria importante com a Saúde de Goiás, contribuindo com uma formação centrada na evolução de performance das equipes que têm a missão de cuidar da população do estado”, destacou Luís Campelo, gerente da FDC.
A área assistencial da SES, responsável por todas as unidades de atendimento e pelo sistema de regulação, desempenha um papel fundamental e é a mais percebida pela população. São mais de 35 unidades, com milhares de servidores, que atuam 24 horas por dia para garantir atendimento à população. “Regionalizar, integrar e monitorar de forma cada vez mais consistente é nossa meta. A formação contribuirá muito para ajustarmos nossos métodos de trabalho”, avaliou Luciano Carvalho, subsecretário de Atenção à Saúde.
Para o médico e assessor especial da SES-GO, Alessandro Stival, os desafios são grandes, pois a saúde é complexa e busca ser sustentável. “Essa foi uma oportunidade ímpar de compreender como precisamos atuar como líderes para avançar nas mudanças necessárias e garantir as entregas à população”, concluiu.
Comunicação SES


