Saúde abre Sala de Vacinas no Hecad para imunização dos pacientes

Espaço foi estruturado com o objetivo de garantir a imunização de crianças e adolescentes internados ou em atendimento no ambulatório da unidade

Geovana Rodrigues, de 11 anos, ao lado o personagem Zé Gotinha no momento em que recebia a vacina

O público infantojuvenil atendido no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) tem uma motivação a mais para receber as vacinas imprescindíveis à prevenção das doenças imunopreveníveis. Na manhã desta segunda-feira (07/07), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) reinaugurou a Sala de Vacinas, um espaço exclusivo e estruturado para garantir o acesso seguro e oportuno à imunização dos pacientes internados ou em atendimento ambulatorial na unidade.

A solenidade de reabertura da Sala de Vacina contou com a presença de representantes da SES-GO, da Secretaria Municipal da Saúde de Goiânia e da Sociedade Goiana de Pediatria. O personagem Zé Gotinha, símbolo das Campanhas de Imunização, também participou da cerimônia, com o propósito de chamar a atenção para a importância da ação. A superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Cristina Borges Laval, assinalou que a reativação do espaço contribui para o resgate das coberturas vacinais. “A Sala de Vacina oportuniza que pessoas que procuram o Hecad para uma consulta, exames ou internação tenham acesso também aos imunizantes”, sublinhou

A diretora técnica do Hecad, Flávia Godoy, enfatizou que a Sala de Vacinas representa uma oportunidade a mais para o controle e erradicação de doenças que causam limitações e até mesmo a morte de crianças e adolescentes. “As vacinas salvam vidas e protegem a coletividade. Por meio deste espaço, os pacientes do hospital terão a oportunidade de serem protegidos contra essas graves doenças”, enfatizou.

A Sala de Vacina é voltada exclusivamente ao público interno do Hecad. Ela vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com a oferta de todas os imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação, incluindo doses contra covid-19, dengue, HPV, poliomielite, meningites e influenza, entre outras. Flávia Godoy assinalou, ainda, que a sala integra um esforço do Hecad em promover mais segurança, continuidade do cuidado e prevenção de doenças imunopreveníveis, especialmente para pacientes em situações clínicas delicadas.

A estruturação da Sala de Vacinas é resultado de uma parceria entre o Hecad, a SES-GO e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia com o propósito de garantir abastecimento regular e alinhamento com as diretrizes nacionais de imunização. Logo após a solenidade, algumas crianças que estavam na unidade receberam doses para completar o esquema vacinal. A menina Geovana Aureliano Rodrigues, de 11 anos, foi vacinada contra meningite, dengue e influenza. Ela saiu sorrindo da Sala de Vacinas, com a informação repassada pela mãe de que está protegida contra essas doenças.

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto) / Comunicação Setorial da SES-GO

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo