Reunião entre SES e SMS de Goiânia define estratégia de combate ao Aedes na Capital
Na manhã de hoje, 19, o secretário Leonardo Vilela, e o corpo técnico da SES que está atuando nas ações do movimento Goiás contra o Aedes, reuniram-se com representantes da Secretaria de Saúde de Goiânia para definir estratégias de combate ao vetor que transmite dengue, zika e chikungunya. Ficou definido que Goiânia realizará na próxima terça-feira, 26, uma força-tarefa no trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti. O setor prioritário para ação será o Jardim América, escolhido pela quantidade de imóveis no local, cerca de 19 mil, e ainda pelo número de focos encontrados.
“A SES está a disposição dos municípios para ajudar no trabalho de prevenção e combate ao Aedes. É muito importante essa mútua cooperação, já que não podemos trabalhar de maneira isolada”, disse Leonardo Vilela. O secretário também convidou Goiânia para integrar a base de dados do Estado com relação as informações das ações de combate ao mosquito, como número de imóveis vistoriados e foco encontrados.
Força-tarefa em Goiânia
Segundo Flúvia Amorim, diretora de Vigilância em Saúde de Goiânia, na ação do dia 26 a intenção é vistoriar todos os imóveis do Jardim América em no máximo dois dias. Os 500 Agentes de Combate à Endemias (ACEs) de Goiânia serão deslocados para a força-tarefa. Também haverá mobilização com associação de bairros, conselhos de Saúde e instituições religiosas, na busca por voluntários. Na ação de Goiânia, a SES e o Corpo de Bombeiro Militar (CBM-GO) dará apoio logístico e de estrutura.
As equipes visitarão casas, estabelecimentos comerciais e lotes baldios, averiguam se existem ou não focos do Aedes aegypti, eliminam os criadouros e orientam os ocupantes a realizar essa tarefa rotineiramente.
“É muito importante a integração entre município e Estado para o sucesso do trabalho. Quando todos os entes se juntam fortalecemos as ações. A população, percebendo essa união, tem um melhor engajamento”, ressaltou Flúvia. Ela ainda comentou que desde do dia 15 de dezembro a SMS realiza ação integrada com os 1400 Agentes de Combate à Endemias (ACE) e Comunitários de Saúde (ACS) no trabalho de prevenção e combate ao Aedes. Até o momento, cerca de 300 mil imóveis já foram visitados, do total de 665 mil.
145 municípios goianos visitados no Goiás contra o Aedes
Desde o dia 15 de dezembro, 145 municípios goianos foram vistoriados na campanha “Goiás contra o Aedes”. Cerca de 307 mil imóveis foram visitados. Destes, 229.461 foram trabalhados. Os demais não foram inspecionados porque estavam fechados ou porque os ocupantes se recusaram a receber a equipe. Na tentativa de abranger todos os imóveis, as equipes retornarão ao local ainda neste mês. Até o momento foram detectados 9.847 imóveis com focos, o que equivale a 4,29% dos imóveis trabalhados.