Reumatismo

Descrição: É considerado uma doença das articulações, músculos, ligamentos e tendões, de caráter não traumático, que acomete pessoas mais velhas. As principais desordens reconhecidas como reumatismo incluem: osteoartrite; artrite reumatóide; febre reumática; dor nos ombros; dor no pescoço; dor nas costas; fibromialgia; espondilite anquilosante; artrite psoriática; lupus eritematoso sistêmico; polimialgia; reumática; tenossinovite; capsulite; bursite.

Causa: Há um grande número de causas. Esses podem ser degenerativas, inflamatória, espondilite e pode ser também infecciosa.

Prevenção: Esforce-se por não comer em demasia, e comer apenas coisas saudáveis, faça exercício físico regularmente, durma numa cama dura de modo a que o corpo fique direito, cuidado com o excesso de pesos que carrega, repouse bastante e não cometa excessos, quer seja em relação ao álcool ou ao tabaco.

Sintomas: Dor, inchaço nas juntas, fraqueza, dor muscular, febre, dificuldade ao executar movimentos.

Tratamento: Há cerca de 50 anos, os antiinflamatórios foram introduzidos no tratamento do reumatismo. No caso dos antiinflamatórios, apesar de a ação dessas drogas ser, em geral, muito semelhante entre si, durante anos, os laboratórios procuraram encontrar novas fórmulas que trouxessem mais benefícios e menos efeitos adversos. O reumatismo é um problema, até à data, que não apresenta qualquer cura, mas existem determinadas modelos de vida que podem diminuir em muito o risco de ser atingido por um problema reumático ‘antes da hora’.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo