Regional de Saúde Central realiza 1ª roda de conversa sobre papel dos Neps e da Cies
Debate sobre Núcleos de Educação Permanente em Saúde e Comissão de Integração Ensino-Serviço marca avanço na articulação regional da Política de Educação Permanente em Saúde em Goiás

A Regional de Saúde Central, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Coordenação Regional de Educação Permanente em Saúde, realizou, na quinta-feira (9/10), a 1ª Roda de Conversa: O Papel dos Neps e da Cies na Região de Saúde Central. O evento ocorreu no auditório do Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO), em Goiânia, e reuniu coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (Neps) e representantes municipais da Comissão de Integração Ensino-Serviço (Cies) da região.
Os Neps têm como objetivo promover ações educativas voltadas à formação e ao desenvolvimento dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), aproximando ensino, serviço e gestão. Já a Cies é um espaço de articulação entre gestores, trabalhadores, instituições de ensino e controle social. Responsável por planejar e acompanhar as ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) nos territórios, a Cies integra a formação profissional à prática cotidiana dos serviços.
A abertura do evento contou com palestras de Janaina Nazaré de Oliveira Dias, da Secretaria Municipal de Saúde de Jesúpolis e coordenadora-geral da Cies Central; e Larissa Rezende Dourado, da Coordenação Descentralizada de Educação Permanente em Saúde da SES-GO. Elas contextualizaram a estrutura da Cies Central e o papel dos Neps na qualificação da gestão e do cuidado em saúde.
A programação incluiu ainda uma mesa-redonda com o tema A Relevância da Cies para o SUS, mediada pela presidente da Cies-GO, Júlia Beatriz Dani Rinaldi, além da apresentação de dois estudos de caso: o primeiro conduzido pela coordenadora do Neps de Araçu, Cássia Daniela; e o segundo, pela representante da Escola Municipal de Saúde de Goiânia, Madalena Queluz.
Para a coordenadora de Educação Permanente em Saúde da Regional Central, Marly Pereira Maia, o encontro foi um sucesso. “Os resultados foram muito satisfatórios, conforme demonstrado no formulário de avaliação dos participantes. Que venham novos momentos de aprendizado e integração para o fortalecimento da Pneps na nossa região”, pontuou.
Lara Eduarda/Comunicação Setorial
Foto: Cleania Aires da Silva/Regional Central


