Referência de saúde para mais de 60 municípios, Heana completa 20 anos de cuidados especializados à população
A unidade, que atuou como hospital de campanha durante a pandemia de Covid-19, já acumula mais de 2,5 milhões de atendimentos apenas nos últimos seis anos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), celebrou, nesta terça-feira (05/08), o aniversário de 20 anos do Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana). A unidade, que soma mais de 2,5 milhões de atendimentos apenas nos últimos seis anos, é uma referência no Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião Centro-Norte, garantindo cuidados especializados e de ponta a mais de 60 municípios.
A solenidade, realizada no auditório da unidade, reuniu diversas autoridades e colaboradores, em um momento de celebração. Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destacou a qualidade dos serviços prestados e os avanços pelos quais a unidade tem passado. Entre eles, a aquisição de um aparelho de Raio X digital, a instalação de um novo tomógrafo, a reforma e adequação da UTI, a ampliação da enfermaria, além da adequação do pronto-socorro e do ambulatório da unidade.
Rasível Santos falou da relevância do Heana para a política de regionalização da saúde em Goiás e para a consolidação do Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento do SAMU na macrorregião Centro-Norte. “A rede de urgência e emergência é uma questão extremamente importante. Estamos regionalizando o SAMU e só é possível ter o serviço em municípios pequenos se houver cooperação e solidariedade dos grandes municípios”, reforçou.
O diretor executivo da Fundação Universitária Evangélica (Funev), João Pedro dos Santos Pereira, lembrou que desde 2019, quando a Organização Social assumiu a gestão do hospital, foram realizados novos investimentos visando a melhoria do atendimento à população. “O perfil do Heana é atender casos graves, de traumas, mas também abrange diversos outros atendimentos, como clínica médica, além de especialidades voltadas para cirurgias eletivas, como ortopedia, neurocirurgia, vascular e bucomaxilofacial, com papel central dentro da proposta de regionalização da saúde”, acrescentou.
Para o diretor administrativo do Heana, Renato Pereira de Souza, o hospital é responsável por entregar saúde pública com equidade e excelência. “Junto com a SES-GO continuamos avançando com planos de adequação e ampliação. Sempre comprometidos com a qualidade já reconhecida pela população”, disse. Já a Secretária Municipal de Saúde de Anápolis, Eliane Pereira dos Santos, frisou que o Heana chega a atender mais de 1,5 milhão de pessoas da região: “É um orgulho para Anápolis ter um hospital desse porte”, comemorou.
Estrutura
Inaugurado em agosto de 2005, o Heana se dedica integralmente ao atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde, oferecendo cuidado especializado a Anápolis e região. Em 2020, diante do cenário crítico da pandemia de Covid-19, o hospital se destacou na linha de frente, salvando centenas de vidas graças à dedicação de seus profissionais e à estrutura especializada disponibilizada à população.
O Heana passou por ampla expansão de capacidade ao longo dos anos, saltando de 80 leitos gerais (18 de UTI), para 132 leitos atualmente, sendo 51 deles destinados à terapia intensiva. A unidade conta ainda com pronto-socorro, centro cirúrgico e equipamentos de ponta, que reforçam o compromisso do Governo de Goiás com a saúde humanizada.
Nessas duas décadas, a unidade contabilizou 6,5 milhões de atendimentos. Nos últimos seis anos, foram 142.116 atendimentos no pronto-socorro; 39.219 internações hospitalares; 22.252 cirurgias; 10.923 cirurgias eletivas, mais de 2,3 milhões de exames, além de 3.456 pacientes assistidos no Serviço de Atenção Domiciliar.
Com os resultados, o Heana garantiu um índice de satisfação acima de 93%, além do selo ONA de acreditação nível 2, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), considerado o mais importante título no país relacionado à eficiência hospitalar.
Texto: Karine Pinheiro e Aline Rodrigues / Comunicação Setorial SES-GO
Foto: Iron Braz


