Aplicativo SPM Móvel inova inventário de patrimônio da SES, segundo maior do Estado
Sistema desenvolvido pela Sead torna mais rápido, eficiente e confiável o trabalho de registrar quase 200 mil bens móveis da Saúde, que totalizam mais de R$ 492 milhões

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) conta com mais uma inovação tecnológica para ampliar a qualidade de sua gestão, o Sistema de Patrimônio Mobiliário (SPM Móvel). O aplicativo vem sendo usado para realizar o inventário dos móveis que compõem o segundo maior patrimônio entre os órgãos do Governo de Goiás, um acervo de 198,2 mil bens – parte deles sob responsabilidade de parceiros, como organizações sociais, mas vistoriados com frequência pela pasta –, avaliados em R$ 492,5 milhões.
Desenvolvido pela Superintendência de Logística Mobiliário, em parceria com a Superintendência de Sistemas de Informação, ambas da Secretaria de Estado da Administração (Sead), o aplicativo traz como destaques intuitividade, rapidez e confiabilidade. Em resumo: eficiência, eficácia e fácil manuseio. “Com o SPM Móvel, o processo de inventário se tornou muito mais rápido, permitindo que menos servidores sejam necessários para a realização do inventário”, explica o superintendente de Infraestrutura da SES, Maurício Ertner de Almeida. “E, ainda, não existe a necessidade de lançar ‘manualmente’ as informações de fichas impressas para o aplicativo, o que reduz a ocorrência de erros praticamente a zero”, acrescenta.
Outro benefício detalhado pelo gerente de Patrimônio, Valdir Rabelo Júnior, que integra a Superintendência de Infraestrutura da SES, é a maior confiabilidade nas informações contidas no sistema, em virtude da redução de erros de digitação. “Já temos percebido mais eficiência nas etapas de inventário, principalmente na economia de tempo para realização do inventário. Após o encerramento do inventário também será possível atualizar os dados coletados e compará-los com os dados constantes no sistema”, diz o gerente.
Embora ainda esteja na fase inicial, com diversas funcionalidades a serem acrescentadas em futuras atualizações, o SPM reúne funcionalidades como acesso fácil, pois está disponível para Android e IOS; segurança, ao exigir login do Portal Goiás e cadastro do usuário pela Gerência de Patrimônio na Sead; leitura do código de barras, evitando humanos de leitura e digitação; economia de papel. Também é característica positiva a visualização gráfica da realidade patrimonial por parte das unidades administrativas. Isso permite maior acompanhamento da execução do inventário por parte dos gestores e auditores em suas unidades.
Por fim, o SPM Móvel apresenta facilidade na correção das informações apresentadas, inclusive de revisão da localização do bem; possibilidade de uso sem sinal de internet, o que facilita muito nas vistorias em locais cujo sinal é fraco ou inexistente. “A integração com outros sistemas poderá também contribuir com uma gestão melhor, utilizando-se de painéis de gestão à vista (dashboards)”, enumera Valdir Rabelo Júnior.
Confiabilidade
O gerente de Patrimônio lembra que o processo de inventário na SES-GO está em andamento, mas, pelos levantamentos feitos em diversos setores, observou-se que se tem muito mais confiabilidade nas informações coletadas, que os dados estão em sintonia com as informações já identificadas anteriormente, além da redução de tempo para coleta dessas informações. “A confiabilidade nos dados, acessíveis a qualquer momento, serão fundamentais para uma gestão patrimonial eficiente”, resume.
Tudo isso permite também maior facilidade para os órgãos de controle do Estado. “O SPM Móvel está disponível para todos esses órgãos, o que traz transparência na gestão de qualquer pasta do estado e facilita na prestação de contas da pasta”, confirma. O gerente ressalta que a facilidade de realização de auditorias periódicas sem que seja necessário aguardar o período de inventário resultará na rápida atualização dos cadastros de bens, auxiliando na garantia da gestão dos bens.
Mas, por mais “intuitivo” que seja, o SPM Móvel exigiu treinamento dos servidores da Gerência de Patrimônio para utilizá-lo, o que foi feito pela SEAD, responsável também pela divulgação da apresentação do sistema, disponibilização do manual de utilização e adoção da prática de evidenciar a comunicação com as unidades, incluindo atendimentos por telefone, grupo de WhatsApp e visitas presenciais. “Mas a aceitação foi imediata”, lembra o gerente.
“A implantação do aplicativo deixou claro para todas as equipes patrimônio do Estado a importância que se tem na gestão patrimonial e no inventário de bens, o quanto isso é importante para uma gestão eficiente de qualquer pasta”, observou. “Diante disso, os servidores sentiram a importância que tem em suas atividades e se sentiram valorizados”, acrescentou. “Havia uma grande expectativa neste lançamento”, pontua.
Além das equipes de patrimônio da SES-GO que fazem o inventário em áreas específicas, outros servidores responsáveis por cargas patrimoniais de outros setores têm recebido positivamente a utilização do aplicativo, também com retorno positivo. “Principalmente a confiabilidade nas informações. Bens que eventualmente não eram baixados ou não constavam na carga patrimonial daquele setor, atualmente são atualizados imediatamente”, cita o gerente.
José Carlos Araújo (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial


