Projeto Riso no HGG recebe o Festival Na Ponta do Nariz

Unidade de saúde recebe a peça de teatro lambe-lambe, intitulada Xamego. Apresentação acontecerá de forma itinerante, percorrendo dos corredores do hospital

Projeto Riso no HGG leva alegria e descontração aos pacientes acompanhantes e profissionais do HGG

O projeto Riso no HGG está de volta com mais uma edição para alegrar pacientes, acompanhantes e profissionais do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG). Nesta sexta-feira (09/09), a unidade receberá a peça de teatro lambe-lambe Xamego, como parte da programação da 9ª edição do Festival Na Ponta do Nariz. A apresentação acontecerá de forma itinerante, percorrendo os corredores do hospital a partir das 15 horas. Será a primeira vez que a apresentação do festival será levada a uma unidade de saúde e a primeira vez de um teatro de lambe-lambe dentro da programação do evento.

O Teatro Lambe-Lambe é um estilo teatral genuinamente brasileiro que utiliza das formas animadas para ocuparem um espaço cênico mínimo, formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa preta de dimensões reduzidas ou em um espaço de qualquer formato, desde que seja fechado. Neste espaço, são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração por meio da manipulação de bonecos, objetos e/ou sombras para um espectador por vez, que para assistir a história, precisa espiar por uma pequena abertura neste espaço cênico.

O diretor do festival Na ponta do Nariz, Juan Rocha, destaca a importância de levar a arte da palhaçaria para dentro das unidades de saúde, em parceria com o projeto Riso no HGG. Para ele, o riso é mais do que um simples entretenimento, é um remédio que fortalece, traz saúde e beleza. Segundo ele, a graça proporcionada pelos palhaços está mais ligada à ideia de ser agraciado do que ser engraçado, pois quando nos sentimos agraciados, sorrimos naturalmente.

“A oportunidade de proporcionar a muitos a experiência de desfrutar de um teatro de lambe-lambe em um ambiente hospitalar é poderosa. Os pacientes poderão levar para casa memórias inesquecíveis, compartilhando a alegria vivenciada durante o festival em parceria com o projeto Riso no HGG”, acentuou o diretor Juan Rocha.

Humanização
‘Xamego’ conta a história da primeira palhaça negra do Brasil, apresentada pela talentosa artista Adriana Brito. O projeto Riso no HGG, iniciado em 2014, tem como objetivo promover a humanização no ambiente hospitalar através da terapia do riso. Com diversas atrações, como stand up comedy, peças teatrais e danças, o projeto tem levado momentos de alegria e descontração para todos que passam pelo hospital.

Serviço
Riso no HGG recebe a 9ª edição do Festival Na Ponta do Nariz
Data: 09 de agosto
Horário: 15 horas
Local: Itinerante

Mariana Rodrigues (texto) e Layza Vasconcelos (foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo