Proadi-SUS busca ampliar estratégias de qualificação do Serviço de Transplante do HGG
Unidade do Governo de Goiás é indicada pelo Ministério da Saúde para receber avaliação diagnóstica do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) recebeu a visita de integrantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), como parte das ações do Projeto TMO Brasil Apoio, para visita diagnostica no Serviço de Transplante da unidade de saúde. A iniciativa visa fortalecer as estratégias de qualificação e expansão dos transplantes de medula óssea no âmbito do SUS, permitindo que o sistema de saúde público ofereça cada vez mais serviços qualificados aos usuários.
O enfermeiro do Proadi-SUS, Cláudio Clay Alves de Oliveira explica que a visita diagnóstica é realizada através de ferramentas de avaliação, com foco nos processos, nunca pensando em pessoas. “Nos processos, nós temos a qualidade da assistência e com as pessoas podemos fazer treinamentos de capacitação específicos. Então, nosso estudo é exclusivo para os processos, que é onde veremos a qualidade da gestão dessas metodologias, se tem fundamento ou não e como ele é executado na unidade de saúde”, disse.
“Então, o Proadi vem para contribuir com um modelo educativo, pegando o processo que não está bem estabelecido, e oferecendo planos de ações para a melhoria dos processos. Com a visita, percebemos o quanto o hospital é organizado, limpo, mas também identificamos pontos de melhorias e vamos apoiar a instituição nessa frente de trabalho, pois nosso objetivo final é a qualidade na assistência para o usuário do SUS”, acrescentou. Ela ressaltou que as mentorias são realizadas em unidades hospitalares de todo o país e que os hospitais são indicados pelo Ministério da Saúde (MS).
Marlene Evangelista, integrante da área técnica de Coordenação-Geral de Transplante do Ministério da Saúde explica que o MS indica os hospitais que poderão ser participantes e convida as instituições para participar da visita diagnóstica e que o aceite fica a critério de cada instituição.
“Ficamos muito satisfeitos em conhecer o processo do hospital em si e saber que vocês estão bem envolvidos e articulados. Percebemos que os processos estão andando, isso é muito importante pra nossa população, que é um público que precisa muito do SUS, sistema maravilhoso, mas que depende de cada um fazer a sua parte”, revelou.
Planos de ações
Marlene informou que o MS, juntamente com as instituições, também tem apoio da Associação Portuguesa de Beneficência dentro do Proadi-SUS, com a parte diagnóstica, de acompanhamento e construção dos planos de ações.
Caminhamos juntos apoiando e sendo apoiado pelas instituições que compartilham conosco os espaços e informações, para que possamos auxiliar positivamente nessa jornada de qualidade. No HGG, eu percebi muito engajamento entre as equipes e acho que isso faz a diferença, o trabalho em conjunto e transparente contribui para alcançarmos o nosso objetivo, pois trabalhar sozinho é impossível”, avaliou a representante do Proadi-SUS.
A gerente da Ala de Transplantes do HGG, Daniela Barros ressaltou que a visita trará novas oportunidades e melhorias para a gestão, inclusive nos atendimentos de transplante de medula óssea. “Com essa visita tivemos a oportunidade de apresentar a nossa instituição, mostrar todo o conhecimento que já temos em relação aos transplantes, mostrar que a gente já trilhou um caminho importante enquanto o maior centro transplantador do Estado, e a partir do diagnóstico que foi feito nesses dois dias de visita, vamos começar a criar planos de ação monitorados”, explicou.
Daniela observou ainda que implementação dessas melhorias surtirá efeito em toda a equipe. “Vamos disseminar conhecimento, alcançando resultados ainda melhores do que já temos. Acreditamos também que ao longo da monitoria teremos muitas capacitações e oportunidades, qualificando ainda mais nossos profissionais”, destacou
Central de Transplantes
Para a gerente da Central de Transplante do Estado de Goiás, Katiuscia Freitas, a escolha do HGG para participar deste projeto representa um avanço significativo no fortalecimento da instituição, que já é reconhecida como um centro de referência em transplantes na região Centro-Oeste.
“Acredito que a expertise já consolidada do serviço, somada a essa nova qualificação, permitirá a ampliação e o aprimoramento do transplante de medula óssea, beneficiando diretamente os pacientes que necessitam desse tratamento complexo em nosso Estado.”
O coordenador do Serviço de Transplante de Medula Óssea do HGG, médico Adriano de Moraes Arantes, reforça que a visita vai fortalecer a segurança assistencial, otimizar fluxos e contribuir para o sucesso dos transplantes de medula óssea realizados no hospital.
“Essa parceria representa mais um passo rumo à excelência no cuidado com nossos pacientes, vai contribuir e reforçar nossos protocolos de segurança, além disso vai ajudar a qualificar nossos profissionais, o que é um grande desafio. Além disso, com o apoio técnico de excelência de instituições tão renomadas como a Beneficência Portuguesa e o Proadi-SUS, o HGG avança na consolidação de um serviço que eu considero seguro, eficiente e que esteja alinhado às melhores práticas assistenciais do País e internacionalmente, quando falamos de transplante de medula”, afirmou.
Suzana Meira (texto e foto)/Idtech


