Presidente do CES-GO visita Materno Infantil e cobra providencias


O presidente do Conselho de Saúde de Goiás (CES-GO ) , advogado Liorcino Mendes manifestou hoje (20 ) sua indignação com a morte de dois recém-nascidos no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia, após serem infectados pela superbactéria Klebsiella pneumoniae Carbapenemase (KPC). Para o Conselheiro é inaceitável que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI ) neonatal do hospital funcione com número maior de sua capacidade. Liorcino já oficiou ao Secretário Estadual de Saúde (SES) , Leonardo Moura Vilela para que apresente na próxima assembléia do CES-GO, no dia 4 de abril, um relatório detalhado da situação e das medidas medidas de correção tomadas pela SES .

O presidente do CES-GO lembra que de 27 a 29 de Setembro de 2017 será realizada a Conferencia Estadual da Vigilância em Saúde com delegados de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços de todos municípios de Goiás e que este tema vai estar em pauta. É importante que a Gestão estadual verifique se a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HMI está funcionando com exames bacteriológicos períodicos, acompanhamento de uso de antibióticos, se está funcionando, se está reunindo e se está com os membros necessários. É preciso acompanhar os relatórios da Comissão . A presidencia do CES irá ao HMI com uma comissão de conselheiros para averiguar se há irregularidades e caso de positivo o Ministério Público deverá ser acionado.

Segundo comunicado do Hospital os dois recém –nascidos estavam internados na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin), que foi isolada na última sexta-feira (17) e não está recebendo novos pacientes. Não foram informadas as datas dos óbitos.O HMI destaca que investiga a situação de outros quatro recém-nascidos onde há a suspeita de infecção. Dois deles estão internados na Ucin e outros dois na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do hospital.
Transmitida em ambiente hospitalar, a KPC pode causar infecções sanguíneas, urinárias e generalizada, além de pneumonia. Os sintomas são febre, dor no corpo e dor na bexiga. Segundo a assessoria de imprensa do HMI a previsão é que a Ucin permaneça isolada até quarta-feira (22).

 

 

 

 

 

 

Jornalista: Liorcino Mendes

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo