Prêmio Crer de Qualidade celebra melhorias nos processos de gestão hospitalar
Evento contou com a apresentação de 16 projetos de melhorias e premiações para os três melhores nas áreas administrativa, assistencial e de experiência do paciente
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou a segunda edição do Prêmio Crer de Qualidade. O evento teve como foco a melhoria contínua dos processos de gestão em saúde, estimulando as equipes na busca por ações inovadoras que contribuam para o desenvolvimento de processos sustentáveis na unidade de Saúde do Governo de Goiás, no dia 12 de dezembro.
“O Prêmio Crer de Qualidade fortalece o engajamento dos processos em implementar ciclos de melhorias, utilizando a ferramenta PDSA, nos eixos administrativo, assistencial e de experiência do paciente, premiando as melhorias nos resultados apresentados quanto aos quesitos de inovação, assistência segura, redução de custo, e outros fatores que impactam na assistência prestada”, afirma a analista de qualidade, Dally Morais Sousa Barros.
No geral, foram apresentados 16 projetos de ciclos de melhorias e os avaliadores da comissão, formada pelos membros da equipe do setor de Ensino e Pesquisa e serviço de Qualidade, avaliaram o desenvolvimento das etapas do PDSA a partir da coerência, inovação, abrangência e impacto gerado pelo projeto.
Projetos premiados
Práticas administrativas de qualidade:
- Programa Crerser: um olhar para o futuro – Recursos Humanos;
- Inventário patrimonial via leitor mobile – Patrimônio;
- Gestão de pessoas em dados: explorando insights através de um portal de indicadores – Recursos Humanos.
Práticas assistenciais de qualidade:
- Troca de lençol e toalhas a cada 48 horas – Hotelaria;
- Estratégia para aumentar o número de notificações de reações adversas a medicamentos (RAM) em um hospital estadual de reabilitação e readaptação no estado de goiás – Farmácia;
- Impacto de projeto de melhoria na redução da densidade de infecção trato urinário associada cateter – ITU/AC na UTI do Crer – UTI e SCIRAS.
Experiência do paciente:
- Elaboração e implementação de um instrumento norteador do plano de alta segura do paciente com perfil clínico internado num hospital de reabilitação SUS – SURINT;
- Implantação de solução de comunicação (whatsapp) – Central de Agendamentos;
- Confirmação terapias carrinho volante – Recepção
Klysman Prado (texto) e Juliana Saran (fotos)/Agir