Prazo para adesão ao Programa Saúde na Escola é prorrogado até 28 de fevereiro

Adesão ao programa garante recursos e estratégias de promoção à saúde

O prazo para adesão ao novo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE), que terminaria nesta sexta-feira (15/02), foi prorrogado até o dia 28 de fevereiro. Dos 246 municípios goianos, 229 (93,08%) já realizaram o cadastro no ciclo 2019/2020, de acordo com as informações da coordenação de Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). A coordenadora, enfermeira Ana Maria Soares, ressalta que as cidades que não efetuarem a adesão podem perder recursos e uma importante estratégia de promoção à saúde.

Para que todos os municípios goianos recebam as ações do programa, a coordenação da SES tem monitorado a adesão diariamente, mantendo contato com as Regionais de Saúde e com os municípios, repassando orientações. O Programa Saúde na Escola trabalha o cenário de vulnerabilidade no qual os escolares estão inseridos e é uma parceria do Ministério da Educação com o Ministério da Saúde.

O Programa Saúde na Escola foi implantado para auxiliar no desenvolvimento de projetos que incorporem e integrem saúde e educação para um mesmo grupo de ações, atingindo toda a comunidade próxima à escola. Para que os objetivos do programa sejam atingidos, são utilizadas diferentes estratégias, dentre elas a Educação em Saúde.

Para a coordenadora de Saúde do Adolescente e Pessoas em Situação de Violência da SES, o PSE é uma estratégia de especial importância para os adolescentes, pois é dentro da escola que eles têm seu maior espaço de troca de experiências e onde grande parte de suas vivências e valores são construídos. “Sexualidade, uso e abuso de álcool e drogas, prevenção de suicídio e automutilação, cultura da paz e não violência, perspectivas e projetos de vida com protagonismo juvenil são temas de atuação do programa, podendo ser de real impacto para a diminuição de vulnerabilidades desta faixa etária”, acrescenta Ana Maria.

Link para adesão dos municípios: clique aqui (https://egestorab.saude.gov.br/)

 

Daniela Becker, da Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo