População de Jussara é beneficiada com ações da Saúde durante Goiás Social
Evento do Governo de Goiás levou serviços de oftalmologia e vacinação à comunidade local

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) registrou 983 atendimentos durante mais uma edição do Goiás Social, desta vez em Jussara, região noroeste do estado. A ação do Governo de Goiás, realizada na terça e quarta-feira (27 a 28/05), levou uma série de serviços gratuitos à comunidade. No espaço da SES-GO, um dos mais procurados em todas as edições do evento, foram oferecidos atendimentos considerados de alta demanda, como consultas e exames médicos.
Segundo a coordenadora de Processos Administrativos e Apoio Focal da SES no Goiás Social, Tânia Gláucia Moreira dos Santos, a maioria dos atendimentos foi na área de oftalmologia, com 836 pacientes beneficiados. Entre eles, encaminhamentos para tratamentos de catarata, glaucoma, retina e córnea. Os trabalhos contam com a parceria do Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof/UFG).
A gari Vanessa da Silva, de 34 anos, foi uma das pessoas beneficiadas. Ela relatou que procurava por exames há meses e não conseguia o agendamento. “Aqui fui atendida em 40 minutos”, comemorou. De acordo com Tânia Gláucia, outro serviço que teve grande procura entre a população local foi a vacinação contra a influenza, com 147 doses administradas em adultos, adolescentes, crianças, gestantes e idosos.
Sobre o Programa
O Goiás Social é um programa itinerante do Governo de Goiás criado em maio de 2021 para combater a vulnerabilidade social e promover a inclusão de famílias carentes. O projeto é realizado com a parceria de diversas instituições, como a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), as secretarias estaduais e municipais, e outras entidades que atuam na área social.
O evento conta também com serviços do Vapt Vupt, como emissão de boletos, documentos, atendimentos do Ipasgo, Goiásprev e Saneago. O programa também conta com Rua do Lazer para as crianças, orientações jurídicas, vagas de emprego, além dos serviços de saúde. “É um projeto que resolveu cuidar das pessoas e, hoje, se tornou o maior programa social que nós temos no país”, afirmou a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado.
Karine Pinheiro (texto) / Comunicação Setorial SES-GO
Foto: Tânia Gláucia


