Policlínica de Quirinópolis realiza palestra no Dia D da campanha Goiás Veste Azul

Iniciativa da unidade do Governo de Goiás na região sudoeste conscientiza sobre saúde masculina, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata

Colaboradores da unidade do Governo de Goiás divulgam campanha Goiás Veste Azul

A Policlínica Estadual de Quirinópolis realizou uma palestra especial no Dia D da campanha Goiás Veste Azul, iniciativa que faz parte do movimento mundial Novembro Azul. A atividade foi conduzida pelos alunos do 4º período de Biomedicina da Faculdade FAQUI e teve como objetivo a conscientização sobre a saúde masculina, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata.

A palestra abordou diversos tópicos importantes, como o que é o câncer de próstata, os exames necessários para diagnóstico, as opções de tratamento e as medidas de prevenção. Os acadêmicos explicaram que o câncer de próstata se forma nas células dessa glândula, localizada abaixo da bexiga nos homens, responsável pela produção do fluido seminal. “Essa doença pode crescer lentamente e, muitas vezes, não apresentar sintomas iniciais, o que reforça a necessidade de exames regulares”, destacaram.

De acordo com os palestrantes, o diagnóstico é feito por meio de exames como o toque retal, a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA), a biópsia da próstata e exames de imagem, como ultrassonografia transretal e ressonância magnética. “Quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem altas chances de tratamento e cura”, afirmaram.

A ação também abordou a origem do movimento Novembro Azul, que nasceu com o objetivo de sensibilizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde e realizar exames preventivos. Além disso, foram apresentadas informações sobre o câncer de mama em homens, ressaltando a importância de estar atento a essa condição, ainda pouco discutida.

Para prevenir o câncer de próstata, os palestrantes recomendaram práticas como manter uma alimentação saudável, realizar exercícios físicos regularmente, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, além de realizar consultas médicas periódicas.

Para a encarregada de atendimento da Policlínica de Quirinópolis e organizadora da ação, Cristina Aparecida Coelho do Prado, o Dia D da campanha “Goiás Veste Azul” foi uma importante oportunidade para reforçar a conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde masculina, incentivando os participantes a adotar hábitos saudáveis e realizar exames preventivos regularmente.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/IPGSE

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo