Policlínica de Quirinópolis realiza Diálogo Semanal de Segurança com colaboradores

Iniciativa reforça cultura de prevenção de acidentes e promove ambiente de trabalho mais seguro e saudável na unidade do Governo de Goiás no Sudoeste Goiano

Colaboradores da Policlínica Estadual de Quirinópolis reunidos para debater práticas seguras

A Policlínica Estadual de Quirinópolis realiza, todas as segundas-feiras, o Diálogo Semanal de Segurança (DSS), uma ação voltada para a promoção de práticas seguras no ambiente de trabalho. O DSS é uma ferramenta simples e eficiente que tem como objetivo prevenir acidentes, conscientizar sobre riscos, estimular comportamentos seguros e garantir o cumprimento das normas de segurança.

O conteúdo abordado traz temas relacionados à realidade da unidade e é conduzido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), em parceria com os cipeiros. Durante os encontros, os colaboradores compartilham experiências, tiram dúvidas, dão sugestões e recebem orientações práticas para as atividades do dia. O diálogo também contribui para o fortalecimento do espírito de equipe, promove um ambiente mais colaborativo e melhora a comunicação interna da instituição.

Para a enfermeira do Sciras e vice-presidente da Cipa da unidade do Governo de Goiás no Sudoeste Goiano, Maria Heloísa Urias, o DSS é uma ferramenta essencial. “O diálogo semanal de segurança é uma prática importante em diversos contextos e pode trazer inúmeros benefícios tanto para a prevenção de doenças quanto para a promoção do bem-estar. Ele promove escuta ativa, empatia, trabalho em equipe, resolução de conflitos e desenvolvimento pessoal”, afirmou.

A técnica de enfermagem Talita Ferraz também destaca os ganhos da atividade. “O DSS promove a conscientização dos colaboradores sobre riscos e medidas preventivas, reduzindo acidentes e melhorando a qualidade de vida no trabalho. A cada reunião, adquirimos novos conhecimentos que contribuem para a qualidade, o engajamento e o bom funcionamento da empresa”, comentou.

Já a técnica em segurança do trabalho Ana Paula reforça que a iniciativa visa fortalecer a cultura de segurança e reduzir a incidência de acidentes. “Além de aumentar a produtividade, o DSS estimula a participação ativa dos colaboradores e contribui para um ambiente mais seguro e saudável para todos”, finalizou.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/IPGSE

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo