Pneumonia
Descrição: Inflamação dos pulmões causada por uma infecção.
Causa: A pneumonia é causada por vários organismos diferentes e sua gravidade pode abranger desde a pneumonia leve até a pneumonia que coloca a vida do paciente em risco. Existem categorias diferentes de pneumonia. Dois dos tipos de pneumonia existentes são a pneumonia adquirida dentro de um hospital e a adquirida na própria comunidade.
Prevenção: A vacinação (vacina contra gripe, pneumovax) é útil para evitar alguns tipos de pneumonia. A tosse e a respiração profunda podem ajudar a prevenir algumas formas da pneumonia adquirida em hospital. Veja também os tipos específicos de pneumonia.
Sintomas: Tosse, febre; fadiga fácil; dor no tórax, aguda ou cortante, intensificada com a respiração profunda, aumenta com a tosse; dor de cabeça; perda do apetite; náuseas e vômitos; desconforto generalizado; inquietude; sensação de doença (mal-estar); rigidez articular; rigidez muscular.
Tratamento: O objetivo do tratamento é curar a doença com antibióticos. Se a pneumonia é causada por um vírus os antibióticos não serão eficazes. O tratamento de suporte consiste nos tratamentos com oxigênio e tratamento respiratório para remover as secreções, se necessário.