Perguntas e Respostas Frequentes da Sociedade HUAPA

  • Vou ser internado no HUAPA. Posso entrar com roupas e comida?

    Visando garantir a segurança dos pacientes internados as roupas e alimentos sa o fornecidos pelo hospital. Contamos com a colaboraça o dos acompanhantes e visitantes.

  • Qual será a data da minha cirurgia ou internação para a cirurgia?

    No Huapa realizamos apenas cirurgias de emerge ncias/urge ncias, ou seja, procedimentos provenientes de traumas/ví timas ocasionados de acidentes dome sticos, empresas, tra nsito e etc, enviadas pelo SAMU, Corpo de Bombeiros, Complexo Regulador ou Demanda Espontanea.

    Quanto ha necessidade cirurgia eletiva o paciente e avaliado pelo me dico responsa vel e encaminhada para o complexo regulador para a realizaça o do procedimento ciru rgico numa unidade conveniada com o SUS que tenha especialista para atender o seu caso.

    Nos casos de cirurgias na o temos uma data exata, primeiro e feita uma avaliaça o pela equipe me dica responsa vel. Se tratar de cirurgia de urge ncia ou emerge ncia, o prazo e menor, de acordo com a gravidade.
    Em alguns casos e realizada uma cirurgia em cara ter de urge ncia/emerge ncia e, posteriormente, quando necessa rio, e feito o agendamento de nova cirurgia que pode ser realizada aqui mesmo na unidade ou regulada para outra unidade hospitalar SUS.
    Caso seja uma cirurgia considerada eletiva, o me dico responsa vel faz a avaliaça o e encaminha o pedido para a regulaça o, que lança na rede para aguardar a liberaça o da vaga em qualquer unidade conveniada com o SUS que tenha especialista para atender o caso.

  • Qual é o tempo de espera para o atendimento? Tem médico para atender?

    O tempo de espera para o atendimento varia de acordo com a gravidade do caso. Ao chegar no Pronto Socorro (PS) da unidade (exceto pacientes encaminhados pelo SAMU e Corpo de Bombeiros), o paciente e avaliado por um enfermeiro, que avalia e classifica. A classificaça o e realizada com base nos sintomas apresentados pelo paciente (escala de dor, etc.), sinais vitais, saturaça o de O2, etc.

    Apos essa avaliaçao inicial, o paciente e classificado com uma cor correspondente a gravidade do seu quadro, de acordo com os crite rios do Protocolo de Manchester, referendado como de excelencia e aplicado em unidades de refere ncia nacional e internacional.
    A Classificaçao de Risco obedece aos seguintes crite rios de gravidade e tempo de atendimento:
    Vermelho – Emerge ncia: 0 minuto. Necessita de atendimento imediato;
    Laranja – Muito Urgente: 10 minutos. Necessita de atendimento praticamente imediato;
    Amarelo – Urgente: 50 minutos. Necessita de atendimento ra pido, mas pode aguardar;
    Verde – Pouco Urgente: 120 minutos. Pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de sau de;
    Azul – Na o Urgente: 240 minutos. Pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para
    outra unidade de sau de.
    Considerando-se que o Pronto Socorro do HUAPA foi definido para atendimento a casos
    graves de urge ncia e emerge ncia, os casos classificados como verdes e azuis podera o, a crite rio
    me dico, ser referenciados/contra referenciados para unidades da rede de sau de adequadas ao
    perfil de atendimento.
    Nos casos de vermelho, laranja e amarelo, apo s a classificaça o do enfermeiro, o paciente e
    direcionado para o atendimento me dico com as seguintes especialidades: clinica, ortopedia ou
    cirurgia geral, excetos os encaminhados pelas UPAs ou Cais para avaliaça o para a avaliaça o do
    especialista

  • Como solicito meu prontuário ou de algum familiar? Qual o tempo para recebê-lo?

    O prontua rio e um documento sigiloso e personalí ssimo, por isso somente o pro prio
    paciente, seu representante legal ou juiz, podem ter acesso ao documento. O prazo para a
    disponibilizaça o do prontua rio e de ate 10 (dez) dias u teis a contar da aprovaça o da Diretoria
    Te cnica.
    Os dados para a solicitaça o do prontua rio sa o:
    Nome completo do paciente:
    Data de nascimento:
    Nome da ma e:
    Telefone(s) de contato:
    Endereço completo:
    Perí odo de registro do prontua rio: De …./ …../ ……. a …./ …../ …….
    Documento do solicitante com foto (RG ou CNH)
    Se o paciente for falecido, tambe m devera o ser apresentados os seguintes documentos:
    Declaraça o de O bito;
    Documentos que comprovem o parentesco de primeiro grau do solicitante com o paciente
    (pais, filhos, co njuge, irma os)

  • Tem atendimento preferencial para pessoas com mais de 60 anos?

    E dado prioridade para idosos a partir de 60 anos, crianças, gestantes e portadores de necessidades especiais.

  • Posso ficar como acompanhante do paciente internado?

    Pacientes idosos a partir de 60 anos, menores de 18 anos, gestantes, portadores de necessidades especiais, alteraço es psiquia tricas, existe ncia de algum comprometimento da mobilidade física e/ou dependencia de terceiros por limitaço es que assim o justifique, e requerido a presença de acompanhante para apoio ao paciente. Em casos de risco de queda,
    podera ser requisitado pela a rea me dica e enfermagem acompanhante para o paciente.
    Os acompanhantes devera o ser maiores de 18 e menores de 60 anos, preferencialmente
    do mesmo sexo do paciente.

  • Qual o horário de visita e/ou troca de acompanhante? Quantas pessoas podem visitar?

    Resposta: 9.1 Horários de visitas:
    • Enfermarias: das 14:00 a s 15:00 horas. Duas visitas por dia, entrando uma por vez;
    • Observaça o: das 14:00 a s 15:00 horas. Duas visitas por dia, entrando uma por vez;
    • Pronto Socorro: das 15:00 a s 15:30 horas. Duas visitas por dia, entrando as duas ao
    mesmo tempo, acompanhadas pelo Psico logo HUAPA;
    • Unidade de Tratamento Intensivo (UTI): das 16:00 a s 16:30. Duas visitas por dia, entrando as duas acompanhadas pelo Psico logo HUAPA.
    A Troca de acompanhantes e realizada das 08:00 a s 10:00 horas e das 20:00 a s 21:00 horas, podendo ser alterada pela equipe assistencial, visando resguardar a segurança e/ou privacidade dos pacientes internados. Ao acompanhante e previsto intervalo de uma hora, podendo se ausentar das 13:00 a s 14:00 horas. Havendo necessidade de ause ncia fora do hora rio
    estabelecido, a equipe de enfermagem devera ser comunicada.

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