Ouvidoria do Hugol implementa atendimento humanizado e centrado no usuário

No ano de 2024, a Ouvidoria do Hugol se destacou como um canal essencial para melhoria contínua dos serviços prestados aos usuários da instituição

Paciente Guedes Gonçalves de Souza, de 37 anos, foi um dos usuários que registrou, junto à Ouvidoria, um elogio para a equipe do Hugol, no ano de 2024

O serviço de Ouvidoria do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) se destacou como um canal essencial para a resolução de conflitos e a melhoria contínua dos serviços prestados aos usuários da instituição, no ano de 2024. Dados apontam que a personalização do atendimento e a valorização da experiência do usuário são essenciais para um serviço de qualidade.

De acordo com a supervisora de Experiência do Paciente do Hugol, Renata Porto, a implementação de um atendimento humanizado e centrado na pessoa tem sido um marco significativo na transformação da relação usuário e instituição. “Hoje, a ouvidoria assumiu um papel mais proativo e estratégico. Ela não apenas responde às reclamações, mas antecipa necessidades, oferecendo soluções que impactam positivamente a experiência dos usuários. Esta abordagem coloca o usuário no centro de todas as ações, reconhecendo sua singularidade e a importância de suas necessidades individuais”, explicou.

Durante o período de janeiro a novembro deste ano, foram realizadas 193 pesquisas com os usuários após as manifestações registradas. Os dados colhidos mostram que 63,73% dos participantes consideram como “Muito bom” o atendimento recebido e 31,09% consideram “Bom”.

Do total, 78,24% afirmaram que sua manifestação foi atendida e 92,23% confirmaram que a atuação da Ouvidoria foi importante para o atendimento da sua demanda. “Nós ficamos muito satisfeitos com os resultados obtidos no ano de 2024, pois é isso que nós queremos: que o usuário sinta confiança e transparência no nosso trabalho e que a ouvidoria seja um local de acolhimento e escuta ativa”, afirmou Renata.

Atendimento de excelência
De janeiro a outubro de 2024, a Ouvidoria recebeu 715 manifestações de usuários. Desse total, 254 foram registradas como elogios. Um desses elogios foi registrado pelo paciente Guedes Gonçalves de Souza, vítima de acidente de trânsito. O engenheiro ambiental, de 37 anos, elogiou a equipe do hospital e agradeceu o cuidado recebido.

“Aqui no Hugol, eu vejo que o atendimento é diferenciado. Todos os profissionais que nos atendem tentam nos fazer rir o máximo possível, transmitem segurança e comprometimento aos pacientes. Esse tratamento individual faz toda diferença no período de internação, é um tratamento essencial para manter o nosso psicológico em ordem durante o processo de recuperação e eu sou muito grato a todos”, concluiu Guedes.

Foto: Lais Castilho/Hugol
Assessoria de Comunicação Hugol / Agir

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo