Ouvidoria da Saúde estadual conquista “Classificação Diamante” e supera meta de implantação em municípios

Estado registra mais de 40 mil atendimentos e dobra número de ouvidorias municipais previstas para 2026

Equipe da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde recebe prêmio diamante de reconhecimento

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) encerra 2025 com resultados que consolidam Goiás como referência nacional em participação social na saúde pública. O destaque do ano foi a conquista da Classificação Diamante no Prêmio de Ouvidorias Públicas da Controladoria-Geral do Estado (CGE), referente ao trabalho de 2025, este é o mais alto nível de reconhecimento da categoria, e a superação em mais de 100% da meta de implantação de ouvidorias municipais.

Até novembro de 2025, foram registrados 40.823 atendimentos no OuvidorSUS, representando 49% de todos os registros das ouvidorias estaduais. Além disso, 125 ouvidorias foram implantadas nas Secretarias Municipais de Saúde, quando a meta inicial para 2026 era de 62 unidades “O crescimento foi 101% acima do planejado”, afirma o superintendente de Governo Aberto e Participação Cidadã da SES-GO, Sérgio Gomes de Carvalho.

Excelência nacional
A “Classificação Diamante” obtida pela SES-GO no Prêmio de Ouvidorias Públicas da CGE representa o reconhecimento máximo de qualidade e eficiência nos serviços de ouvidoria. Esta conquista posiciona a Secretaria entre as melhores práticas do país.

“Este reconhecimento reflete nosso compromisso com a transparência e a qualidade no atendimento ao cidadão. A classificação diamante é resultado do trabalho dedicado de toda nossa equipe e das inovações implementadas ao longo do ano”, destaca o subsecretário de Controle Interno e Compliance da SES, Reneilton Brito.

O programa de expansão das ouvidorias municipais registrou números históricos. Das 125 ouvidorias implantadas nas Secretarias Municipais de Saúde em 2025, a SES-GO ainda realizou a doação de computadores para as unidades instaladas até agosto de 2024, garantindo infraestrutura adequada para o funcionamento dos serviços.

A expansão representa uma cobertura sem precedentes no interior do estado, levando o atendimento especializado de ouvidoria diretamente aos municípios goianos e ampliando significativamente o acesso da população aos canais de participação social.

Atendimentos
Com 40.823 registros contabilizados até 30 de novembro no sistema OuvidorSUS, a SES-GO concentra quase metade de todos os atendimentos realizados pelas ouvidorias do estado. Este volume demonstra não apenas a confiança da população no serviço, mas também a efetividade dos canais de comunicação implementados.

Para sustentar este crescimento, a SES-GO implementou ferramentas inovadoras que garantem a qualidade e padronização dos serviços. O Manual de Maturidade das Ouvidorias, publicado em setembro, estabelece diretrizes claras para estrutura e capacitação das equipes nas entidades do terceiro setor, reduzindo retrabalho e aumentando a clareza das informações.

O 1° Prêmio da Rede de Ouvidorias é uma iniciativa inédita que reconhece e estimula melhorias constantes nos serviços das parceiras privadas sem fins lucrativos, promovendo uma cultura de excelência. Também é realizada uma pesquisa de satisfação desenvolvida em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Controladoria-Geral do Estado, que permite avaliação sistemática da qualidade dos serviços prestados.

“Os resultados de 2025 demonstram que Goiás está na vanguarda da participação social em saúde pública. Superamos todas as expectativas e estabelecemos um novo patamar de qualidade que servirá de referência para outros estados”, afirma a gerente da Ouvidoria Setorial, Karen de Oliveira.

Foto: Iron Braz
Comunicação Setorial SES-GO

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo