O CES-GO e sua delegação participa da 15ª Conferência Nacional de Saúde


O Conselho Estadual de Saúde de Goiás, somado a 96 (noventa e seis)delegados eleitos nas conferências Municipais e Estaduais de Saúde, participam da 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece do dia 01 à 04 de Dezembro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília.

O objetivo é discutir o Sistema Único de Saúde o (SUS), este evento foi criado em 1937, as conferências nacionais de saúde têm desempenhado importante papel nos avanços alcançados pela saúde pública brasileira. As bases para a criação do SUS foram estabelecidas na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e depois consolidadas na Constituição Federal de 1988..

São sete eixos temáticos que norteiam os debates da conferência nacional, nos grupos de trabalhos os temas são: “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”; “Participação social”; “Valorização do trabalho e da educação em saúde”; “Financiamento do SUS e relacionamento público-privado”; “Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde”; “Informação, educação e política de comunicação do SUS”, “Ciência, tecnologia e inovação no SUS”.

Stefania Nolasco delegada na 15ª Nacional de Saúde, explica a importância dos eixos temáticos no evento, “O Tema Participação social é de grande relevância, pois é daqui que surge todas nossas discussões em relação ao Controle Social, pois sem participação Social nós não temos como fazer inclusão, não temos como colocar em efetiva prática o Controle Social”.

É importante explicar que estratégias de saúde pública do país, como SAMU, Rede Cegonha e programa Saúde da Família tiveram suas sementes lançadas em conferências nacionais, que ocorrem a cada quatro anos. Este ano o tema é Saúde pública para cuidar bem das pessoas: que é um direito do povo brasileiro.

 

Comunicação Setorial

Fotografia/Texto: Fabrício Castro

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo