MNSL encerra Semana da Amamentação de 2017

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) realizou o encerramento da Semana da Amamentação 2017 da unidade, na manhã desta segunda-feira (7 de agosto), com uma palestra do ginecologista, obstetra e mastologista Humberto Borges sobre como o aleitamento materno contribui para a saúde do bebê e da mãe e uma dinâmica com os colaboradores sobre os passos a serem seguidos para o sucesso da amamentação.

A importância do aleitamento materno é lembrada mundialmente entre os dias 1º e 7 de agosto desde 1992

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) realizou o encerramento da Semana da Amamentação 2017 da unidade, na manhã desta segunda-feira (7 de agosto), com uma palestra do ginecologista, obstetra e mastologista Humberto Borges sobre como o aleitamento materno contribui para a saúde do bebê e da mãe e uma dinâmica com os colaboradores sobre os passos a serem seguidos para o sucesso da amamentação. A programação teve início na última terça-feira (1º de agosto), mesma data em que começou a celebração em todo mundo.

“A amamentação além de gerar tantos benefícios ao recém-nascido, como proteção imunológica; diminuição da possibilidade de se tornar obeso; reforço do laço emocional, entre outros, também gera muitos benefícios para as mães”, afirmou. Segundo ele, entre várias outras vantagens, o ato de amamentar contribui para a diminuição de hemorragia pós parto e anemia; ajuda na recuperação do peso; facilita o retorno do útero ao tamanho normal e é gratuito. “É muito importante que os profissionais da saúde deixem claro para as gestantes e lactentes todas essas vantagens para que ela entenda a importância. Também é fundamental que haja apoio da família, por isso também devemos orientar os acompanhantes”, disse.

Para finalizar e com o intuito de que os colaboradores relembrem os dez passos que um hospital deve seguir para o sucesso do aleitamento materno, segundo a Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a fonoaudióloga dividiu o público em dois grupos e realizou uma dinâmica em que todos tiveram que listar os passos e depois os pontos foram contabilizados. “Fizemos isso para que vocês memorizem todos os passos, já que aqui na MNSL seguimos todos eles e é muito importante que todos estejam atentos para um atendimento de excelência e para o orientar as mães em tudo que precisarem”, explicou.

Debate mundial – A SMAM é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 agosto. A Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA), organização que criou a Semana em 1992, define a cada ano o tema a ser trabalhado. Em 2017, o assunto discutido mundialmente foi “Trabalhar juntos para o bem comum”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo