Ministro da Saúde conhece operação “Goiás contra o Aedes”
Marcelo Castro vem a Goiânia nesta quarta-feira, 09/03, e participa de encontro com prefeitos e secretários de saúde envolvidos no combate ao Aedes
Prefeitos e secretários de saúde dos 246 municípios goianos reúnem-se na quarta-feira, dia 9 de março, para avaliar o segundo ciclo de visitas a domicílios da força-tarefa Goiás Contra o Aedes. O encontro será às 10h, no auditório Lago Azul do Centro de Convenções de Goiânia, e terá a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro; do governador Marconi Perillo; e do secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela.
A força-tarefa tem como meta vistoriar, por seis vezes, apenas no primeiro semestre, todos os imóveis do Estado, além de conscientizar a população para o trabalho contínuo de combate a criadouros e erradicar o mosquito em Goiás. As visitas são realizadas pelos municípios, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e apoio do Corpo de Bombeiros. O primeiro ciclo ocorreu em janeiro e o segundo em fevereiro.
Além da operação, o ministro e o governador avaliarão conjuntamente o enfrentamento das doenças causadas pelo Aedes aegypti e os desafios da Saúde Pública do País na erradicação do mosquito. Na ocasião, também serão entregues aos prefeitos os mapas de vigilância e eliminação de focos de suas cidades.
Às 12 horas, Marcelo Castro fará ainda uma visita ao Centro de Informações em Saúde Conecta SUS, na sede da Secretaria, onde está sendo feito todo o monitoramento das doenças relacionadas ao Aedes e do trabalho de eliminação de focos no Estado.
Certificação de municípios – O governador Marconi Perillo assinará um decreto que estabelecerá os critérios para certificação de municípios livres do Ades aegypti e os parâmetros para definição de Índices de Infestação Predial (IIP) no Estado. O certificado terá prazo de seis meses. A inspeção para sua emissão será feita por técnicos das Regionais de Saúde ou Nível Central da Secretaria. O município certificado receberá a contrapartida estadual em dobro para os meses de julho e dezembro de 2016.
As atividades no Centro de Convenções terão continuidade no período da tarde. A partir das 14 horas, representantes dos municípios, regionais de saúde e Corpo de Bombeiros irão se dividir em 25 grupos que farão reuniões simultâneas. Através dessas reuniões, serão discutidas dificuldades, experiências e sugestões, além de estratégias para o terceiro ciclo de visitas em domicílios, que ocorre durante o mês de março.
Goiás na Ponta do Lápis – No evento, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) apresentará para os prefeitos presentes no evento o projeto Goiás na Ponta do Lápis, que promoverá um concurso de redação, desenho e vídeo para os 1,8 milhão de estudantes da rede estadual e os alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas municipais e particulares dos 246 municípios goianos.
“Para participar o aluno deverá produzir uma redação, desenho ou vídeo relatando uma ação concreta que contribua para o combate ao mosquito. Pode ser uma iniciativa individual, da família ou envolvendo um grupo de conhecidos ou amigos”, explica a secretária Raquel Teixeira.