Mãe diz confiar em recuperação de filho no Hecad: “Hospital qualificado”

“Meu filho sofre com um linfangioma há dois anos, e apenas aqui, no hospital, encontramos tratamento adequado para ele”, afirma Geane Almeida, sobre o paciente João Guiherme, internado na unidade do Governo de Goiás

A mãe do paciente João Guilherme Almeida fez questão de expressar sua gratidão aos profissionais do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), na segunda-feira (11/12). “Meu filho sofre com um linfangioma há dois anos, e apenas aqui, no hospital, encontramos tratamento adequado para ele”, afirma Geane Almeida.

A criança foi diagnosticada com higroma cístico na região do pescoço, uma malformação congênita rara do sistema linfático. “Nós já havíamos passado por diversos médicos, de várias unidades de saúde diferentes e meu filho sentia muita dor, dificuldade para engolir e febre”, contou a mãe. “Eu comecei a pesquisar sobre hospitais que eram referência em pediatria, sobre os profissionais que trabalhavam aqui e me mudei para Goiás em busca de tratamento para o João”, lembra Geane.

O Hecad é referência em assistência pediátrica de média e alta complexidade e tem serviços especializados no tratamento de hemangiomas, reabilitação de fissuras labiopalatinas, acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual e separação de gêmeos siameses.

“Em junho, nós fomos atendidos pela primeira vez no Hecad. Meu filho tem sido acompanhado por especialistas desde então e hoje realizou o primeiro procedimento para punção do líquido do higroma”, disse. “Confio na recuperação do meu filho porque sei que ele está em um hospital qualificado, seguro, humanizado e que tem profissionais capacitados para o plano terapêutico que ele precisa”, contou.

Humanização
Inaugurado em 2019, o Hecad tem 116 leitos de enfermaria e 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). É equipado com brinquedoteca, fraldário, salas de acolhimento familiar e ambientação personalizada para o público pediátrico. E oferece a possibilidade de a criança fazer o trajeto até a sala de cirurgia em carrinho elétrico, e a sala de recuperação pós-anestésica da unidade tem iluminação que simula um céu estrelado.

O Hecad oferece també aromaterapia no momento da sedação: o paciente pode escolher o cheirinho de que mais gosta, como aroma de frutas ou chiclete, para a anestesia. Para Aline Faria, avó de Brenno Faria, que foi submetido a três cirurgias no Hecad, a humanização do atendimento oferecido pelo hospital é um diferencial que encanta.

“O Brenno está passando por um tratamento de longa duração, e a gente percebe a importância de um atendimento totalmente dedicado à criança. A abordagem, o carinho, a presença de elementos lúdicos e de profissionais especializados fazem toda a diferença”, considerou.

Vitória Caetano (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo