Lacen recebe auditores da Organização Mundial da Saúde para etapa de qualificação
Etapa faz parte do reconhecimento do Lacen Goiás e seu serviço de vigilância laboratorial como representante certificado pela OMS
Auditores da Organização Mundial da Saúde (OMS) estiveram na última semana (11 e 14 de novembro/2024) no Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO), unidade do governo de Goiás, para uma vistoria. Os dois auditores estiveram acompanhados de técnicos da Anvisa para uma inspeção e avaliação da continuidade do reconhecimento pela OMS da qualidade dos serviços prestados pela Unidade de Vigilância Laboratorial de Goiás. Entre os vários serviços prestados pelo Lacen, está a seção de Medicamentos, essencial para o parque farmacêutico de Anápolis, por exemplo.
Na avaliação do diretor-geral do Laboratório, Vinícius Lemes, a inspeção foi muito importante. “ O trabalho realizado foi intenso, apontando o que temos que melhorar, mas também mostrou nossos pontos fortes, demonstrando que precisamos avançar sempre para alcançar a excelência que a OMS precisa para reconhecer o Lacen Goiás e o serviço de vigilância laboratorial do estado de Goiás como um representante certificado pela OMS, pois é um reconhecimento internacional do papel que o laboratório de Goiás tem na vigilância dos medicamentos a nível mundial”, avalia Vinícius.
O Lacen-GO faz parte da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária, coordenada pela Anvisa sendo responsável pelas análises da qualidade dos produtos sujeitos ao consumo humano. Com o objetivo de prestar sempre um serviço de qualidade, em 2013 o Lacen-GO começou a preparação para solicitação da Pré-qualificação pela OMS, implementando as Boas práticas da OMS para laboratórios de controle de qualidade de produtos farmacêuticos, Anexo I, Relatório 44, como reconhecimento do Sistema de Gestão da Qualidade implantado na Unidade.
No ano de 2014, como parte do processo de preparação, aconteceu uma Auditoria pela Anvisa para avaliar a implementação do Relatório 44 e Relatório 45, demonstrando que o Lacen-GO estava no caminho certo e após os ajustes necessários, em 2016 o Lacen enviou solicitação expressando seu interesse em receber a inspeção pela OMS na seção de Medicamentos para ser reconhecido internacionalmente como laboratório Pré-qualificado.
Em 2018 a OMS realizou a inspeção na seção de Medicamentos no Lacen e reconheceu sua competência para realizar análises de Medicamentos com qualidade e padrões internacionais, o que gerou a inclusão do Lacen-GO na lista de laboratórios Pré-qualificados no site da OMS. O Lacen-GO foi a terceira instituição no Brasil a ser reconhecida para realizar este serviço e periodicamente a OMS realiza novas inspeções nos laboratórios Pré-qualificados para certificar a manutenção dos requisitos e renovação da pré-qualificação.
Texto e foto: Comunicação Setorial SES