Lacen promove curso de identificação do Aedes

Treinamento voltado para agentes da Regional de Saúde Rio Vermelho favorece ações de prevenção e promoção da saúde no interior

O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), promove de 28 a 30 de maio, na Regional de Saúde Rio Vermelho, na cidade de Goiás, a  “Capacitação sobre Biologia, Ecologia e Identificação de Aedes aegypti e Aedes albopictus e outros culicídeos de interesse médico” para seis Agentes de Controle de Endemias (ACE) e um Agente Comunitário de Saúde (ACS). O curso prepara os agentes na padronização das técnicas usadas na identificação dos vetores da dengue e de outros vetores.

“O curso orienta sobre o encaminhamento adequado de material para controle de qualidade no Lacen, bem como prepara os agentes para atuarem como multiplicadores nos seus municípios”, explica o diretor geral do Laboratório, Vinícius Lemes da Silva.

A capacitação faz parte do planejamento anual do Lacen e é ministrada pelas biólogas da seção de entomologia da unidade, Nara Gonçalves Costa e Iris Carolina dos Santos Lacerda Leão. Participam do treinamento toda a equipe de técnicos da Regional Rio Vermelho e agentes dos municípios de Aruanã, Britânia, Itapuranga, Matrinchã, Nova Crixás, Santa Fé e Heitorai.

Vinícius explica que a atividade faz parte das atribuições do Lacen, auxiliando o município na capacitação de recursos humanos. “A consolidação do conhecimento da biologia dos vetores, auxilia no manejo e saneamento ambiental, alterando as condições do meio e diminuindo a incidência de agravos”, destaca o diretor.

Patrícia Almeida, da Comunicação Setorial 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo